No dia 26 de fevereiro, na terceira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cambé, no estado do Paraná, foi realizada a votação para Moção Honrosa ao Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), que esteve bem representado pela equipe de gestão e colaboradores da Instituição.
O INSA faz parte de um amplo sistema de educação, iniciado por João Bosco, sacerdote italiano do século 19, do qual herdou o estilo e a finalidade da educação que realiza. O estilo, inicialmente um conjunto de práticas e princípios foi repassado pelo fundador aos seus colaboradores através da convivência. A este estilo de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens se dá o nome de Sistema Preventivo.
Representando o INSA, o diretor Rodrigo Aparecido Bertacini, usou a Tribuna para contar um pouco da história da instituição. “A finalidade da instituição foi sintetizada numa máxima concisa e clara, a de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Em 28 de dezembro de 1953, teve início ao sul da cidade a trajetória de uma escola que seria, em pouco tempo, um marco na história de Cambé. Superando as dificuldades iniciais, hoje é visível suas transformações. A missão do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora é promover uma educação de excelência, alicerçada no carisma Salesiano, que responda às necessidades atuais da sociedade”, ressalta o diretor do INSA.
Rodrigo fez questão de agradecer aos vereadores pela votação a favor da Moção Honrosa, prevista para ser entregue no dia 7 de março. “Gratidão ao vereador Odair Paviani e todos os demais vereadores, que votaram para que pudéssemos homenagear essa Instituição”.
Em 2024, o INSA de Cambé está comemorando os seus 70 anos de atuação, educando e evangelizando gerações segundo o coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. O INSA faz parte da Rede Salesiana Brasil.