O jornalista Luiz Fernando Miguel, associado da ABPEducom, é o apresentador do “Frequência Salesiana”, lançado como parte da nova programação da Rádio Inova FM, da cidade de Lorena, na região paulista do Vale do Paraíba. O programa é um espaço de música e formação, a partir de temas relacionados aos jovens e à Família Salesiana, e vai ao ar de segunda à sexta feira, das 18h às 19h, sempre ao vivo, na frequência 107,3.
A atração é um exemplo das pontes que existem entre as Salesianas e a Educomunicação. A Rádio Inova FM é ligada ao Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Rede Salesiana. Miguel, que é educomunicador e professor de Filosofia, trabalha no Colégio do Carmo, em Guaratinguetá, também no Vale do Paraíba, mantido pelas irmãs salesianas.
A Unifatea mantém um curso de especialização denominado “Docência do Ensino Superior: Educomunicação“, que tem, entre seus objetivos, formar gestores para que planejem, implementem e avaliem as práticas educomunicativas em instituições escolares; e propiciar uma reflexão prática e teórica voltada para o processo de criação e realização de produtos midiáticos a serem utilizados em sala de aula. Pela mesma instituição, foi publicado o livro “Educação e Mídia: Propostas para trabalhar Educomunicação“, coordenado por Jeferson Moura e Neide Oliveira.
As práticas educomunicativas salesianas foram objeto de estudo de Antonia Alves Pereira, membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom, durante o mestrado em Ciências da Comunicação. A pesquisa identificou que a reflexão sobre a Educomunicação transformou-se numa prática corrente na rede, ao menos em nível institucional. Os resultados estão disponíveis no livro “Educomunicação: um diálogo criativo com a pedagogia de Dom Bosco“, publicado pela Editora Fi.
Fonte: ABPEducom