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Seminário de Boas Práticas de Educomunicação conclui com êxito a troca de experiências inovadoras entre Unidades

II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil tem suas raízes na própria pedagogia salesiana: educar comunicando, comunicar educando

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação reunindo, em formato on-line, gestores, educadores e educandos das diversas presenças salesianas do Brasil. O evento teve como principal objetivo disseminar as práticas educomunicativas, já em andamento nas instituições da RSB, além de fortalecer os ecossistemas educomunicacionais locais e incentivar a formação continuada das equipes. Neste ano, foram recebidas 42 boas práticas que foram avaliadas por uma qualificada equipe de profissionais das áreas da Educação, Comunicação e Educomunicação. O seminário foi organizado pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação, com o apoio direto de Ir. Maike Loes e da gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva.

Imagem: Primeiro dia do seminário

O evento contou com a apresentação de dez boas práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em várias presenças da Rede Salesiana Brasil. 

No dia 4 de novembro, cinco práticas significativas foram apresentadas, incluindo: 

– O AUXICAST, podcast desenvolvido pelo Colégio Auxiliadora de Recife (PE), que é um projeto que busca conectar os estudantes e a comunidade por meio da comunicação digital.

– O Movimento de Incentivo à Leitura da OSAF (MILO), promovido pela Obra Salesiana de Apoio Fraterno, de Araras (SP), que visa despertar o prazer pela leitura entre os jovens, criando espaços literários e facilitando o acesso a livros. 

– O KombiCast, da Casa do Puríssimo em Guaratinguetá (SP), uma iniciativa criativa que utiliza uma Kombi e o formato de podcast para incentivar a comunicação e expressão dos jovens. 

– O projeto Vivências em Ensino Religioso, do Instituto Maria Auxiliadora (Goiânia – GO), trouxe ainda atividades que integram valores espirituais à vida cotidiana dos estudantes, promovendo a reflexão ética e moral. 

– O Jovens Comunicadores, do Colégio São Joaquim, de Lorena (SP), oferece aos alunos ferramentas de produção de conteúdo, desenvolvendo habilidades de comunicação crítica e responsabilidade social.

No dia 5 de novembro, também foram compartilhadas cinco práticas inspiradoras e potentes:

– O projeto EU, você… NÓS: caminhos que se constroem, desenvolvido pelo Instituto São José (São José dos Campos – SP), por meio da produção de um livro de poemas e trabalhos em bordado, resgatando técnicas tradicionais e envolvendo as famílias e suas histórias. Além de incentivar a expressão artística, o projeto teve como objetivo fortalecer as relações interpessoais e intergeracionais.

– O Coletivo ECOAR, do Instituto Abequar (Linhares – ES), focado no protagonismo juvenil e na educação por meio da comunicação e arte, utilizando rodas de conversa e oficinas criativas. 

– O projeto Do Papel à Vida: uma prática que faz a diferença, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas – SP), que incentivou a aplicação prática dos conhecimentos escolares, promovendo uma conexão entre teoria e realidade, com impactos positivos no engajamento dos estudantes. 

– O projeto O Sonho que Faz Sonhar – A lição de Dom Bosco para os nossos dias, do Colégio Salesiano Dom Bosco (Salvador – BA), que aborda os ensinamentos de Dom Bosco e sua atual relevância. 

– O Conexão de Saberes, da Escola Salesiana Brasília (DF), foi apresentado como uma iniciativa que integra conhecimento e prática, promovendo o protagonismo estudantil e a inclusão social.

A seleção das boas práticas contou com a competência de um Comitê de Avaliação, composto pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB; Valéria Rodrigues, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife (PE); Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação da RSB; Ir. Mercedes Méndez Siliuto, Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção, da Espanha; Profª Drª Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Prof. Mestre Clériston Ramos, Bibliotecário SiB/FURG. A análise dos 42 relatos de boas práticas enviados pelas presenças foi realizada com base nos seguintes critérios: evidências da Dimensão Educomunicacional; relação da Prática com a Missão Educativa Salesiana; participação e engajamento da Comunidade Educativo-Pastoral; abrangência e alcance da Prática; relevância social dos resultados alcançados com a Prática.

Ao final do evento, a Rede Salesiana Brasil reafirmou seu compromisso com a promoção de uma comunicação inclusiva e transformadora, reforçando a ideia de que a comunicação é essencial para a mudança social. Durante o encerramento, Ir. Maike Loes parabenizou os “protagonistas das boas práticas” que foram compartilhadas no seminário e destacou que “as juventudes têm sonhos: um deles é impactar o mundo por meio da comunicação. […] o protagonismo é deles, dos jovens”.

Primeira edição – Em 2023, a primeira edição do Seminário aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Naquela ocasião, 43 boas práticas foram avaliadas por uma equipe de educadores e comunicadores. O evento contou com uma roda de conversa entre os membros do Comitê de Avaliação das Boas Práticas e a participação de Carlos Lima – Criador do Programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Em uma sala virtual dos Seminários de Boas Práticas de Educomunicação, as comunidades educativo-pastorais de todas as presenças salesianas terão oportunidade de revisitar as apresentações realizadas nos dois dias do Seminário e de conhecer os detalhes de todos os relatos de boas práticas enviados pelas presenças. 


Fonte: RSB

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