Menu Principal

BLOG

Retorno das atividades do Clube de Meio Ambiente marca rotina da OSAF

O Projeto Brotinho Cidadão, desenvolvido pela Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), situada em Araras (SP), promove diversas atividades, com destaque para o Clube de Meio Ambiente. Destinado a crianças de 6 a 10 anos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o clube tem como objetivo sensibilizar os pequenos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Para isso, realizamos ações como plantio, colheita, reciclagem e reutilização.

Em reconhecimento ao seu impacto na comunidade, o Projeto Brotinho Cidadão recebeu, em 2023, o Prêmio Cidade das Árvores, uma importante conquista que reforça a relevância das iniciativas ambientais da OSAF.

Para tornar essas ações possíveis, a Obra conta com a valiosa parceria do senhor Gival H., um grande especialista na área, que contribui com doações de mudas para a horta da OSAF. Com uma trajetória admirável, ele é responsável por duas belas hortas em Araras e já implantou projetos semelhantes em várias escolas da cidade. Atualmente, seu apoio tem sido fundamental na transformação da horta da OSAF, impactando diretamente a vida das crianças.

Com o retorno das atividades do Clube de Meio Ambiente, o senhor Gival relembrou o início desse projeto na horta da OSAF, em 2024: «No começo, as crianças estavam tímidas, mas, à medida que interagiam com o ambiente e as hortaliças, foram se entusiasmando com o cuidado da terra e das plantas, que podem colher e consumir. Esse processo é prazeroso e construtivo, pois ensina desde o plantio até a colheita e ainda desperta novas vocações».

É muito gratificante ouvir dos educandos o quanto eles gostam das atividades do Clube de Meio Ambiente. Alguns dizem que, enquanto estiverem na OSAF, vão continuar participando. Outros mencionam que gostam do meio ambiente porque acreditam que, ao cuidarem dele, podem ajudar a transformar o mundo. Sabe-se que essa missão não é simples, mas, quanto mais crianças desenvolverem esse sentimento, maior será a esperança de um futuro melhor.

Segundo a educadora Rafaela C., «o entusiasmo das crianças com o retorno das atividades nos enche de alegria. Acreditamos que elas representam a esperança de um futuro mais sustentável. Ao plantar com elas as sementes do cuidado, do amor e do respeito, estamos também cultivando um mundo melhor para todos».

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

XV ENARSE

Abertura solene, conferência magistral, Edebê Educação e mesas redondas sobre as mudanças da educação básica no Brasil foram os destaques do primeiro dia do evento,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.