Menu Principal

BLOG

Representantes da Comunidade inspetorial celebram a “Festa da Vida” de Irmã Alaíde Deretti

No final da tarde do dia 27 de abril, dia em que a Igreja celebra o Domingo da Divina Misericórdia, um grupo de Irmãs da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), reuniu-se na sede inspetorial (São Paulo) para celebrar o aniversário da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.

Representando as 25 comunidades da BAP, estavam presentes Irmãs das comunidades da Lapa – Casa Santa Teresinha e Noviciado Internacional Nossa Senhora das Graças –, do INSA Belém, da Casa Inspetorial, do Auxiliadora de Ribeirão Preto, além de Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) que está no Brasil participando de reuniões da Conferência Interinspetorial CIB e da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Também participaram da celebração as Irmãs do Conselho Inspetorial da BAP, a Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, de Manaus (AM), Irmã Maria Carmelita Conceição, e outras Irmãs e conhecidos, de passagem por São Paulo.

A celebração deu-se na capela da sede inspetorial com a oração das Vésperas, em tons pascais.

A oração foi conduzida por Irmã Helena Gesser, diretora da comunidade local, que introduziu o momento com um versículo do salmo 75: «Nós te celebramos, ó Deus, nós te celebramos, invocando o teu nome e contando as tuas maravilhas».

Os participantes foram convidados a expressar as maravilhas que gostariam de «contar» em relação à vida, à pessoa e ao serviço de Irmã Alaíde. Depois de muitas “maravilhas contadas e partilhadas”, a Inspetora concluiu: «Agradeço a Deus os olhos bons de minhas Irmãs que veem tantas coisas boas, tanto bem».

A oração das Vésperas também foi um agradecimento pela presença da Conselheira Geral Visitadora, Irmã Paola Battagliola que esteve na BAP em 2024 realizando a Visita Canônica, e que depois de participar de vários compromissos no Brasil, está retornando para Roma, onde reside junto à Madre Geral e às demais Conselheiras Gerais do Instituto das FMA.

Ao final da oração, Irmã Paola foi convidada a conduzir uma bênção especial, e Irmã Alaíde recebeu a bênção colocando-se diante do altar e da Assembleia, com as mãos abertas, acolhendo o dom divino. Todos os presentes estenderam suas mãos e participaram da bênção de modo significativo.

Encerrada a oração das Vésperas, aconteceu um momento de confraternização e de partilha, permeado por um clima sereno, alegre e de muita fraternidade.

Depois do tradicional “Parabéns a você” e do corte do bolo, Irmã Alaíde agradeceu a presença de todos e, de um modo especial, a quem organizou este momento de “festa da vida” que traduz bem o seu desejo de maior unidade e comunhão na BAP.

Também a Conselheira Geral tomou a palavra e deixou sua mensagem de agradecimento, prometendo – no retorno a Roma – fazer uma visita ao túmulo de Papa Francisco onde vai recordar todas as FMA brasileiras, pois segundo ela «o Brasil é minha segunda casa». Irmã Paola Battagliola, no Conselho Geral, é a referente das Inspetorias brasileiras, o que justifica sua vinda ao país para as reuniões da Conferência Interinspetorial do Brasil, a CIB.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

A Construção de um “Sonho”

A seguir, compartilhamos o depoimento de Jeniffer Carraro, coordenadora de projetos do Instituto de Ação Social João Paulo II, de Guarapuava – Paraná, que oferece

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.