No sábado, 21 de setembro, em comemoração do Dia da Árvore, a instituição Recanto da Cruz Grande, de Itapevi (SP), em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal promoveu o evento “Recanto Florescer”.
Este evento é a culminância das intensas atividades que há mais de um ano vêm sendo realizadas em vista do projeto de rearborização. Com atenção e cuidado às vidas que transitam pelo espaço do Recanto da Cruz Grande, foram retiradas árvores exóticas cuja idade e condições ofereciam perigo.
Uma comissão constituída pelos membros da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal e da Direção da Obra Social se reuniu para decidir os passos do novo plantio. Foram avaliados o terreno, as espécies e o cronograma de trabalho para substituir mais de 300 árvores cortadas.
O evento, marcado simbolicamente no Dia da Árvore, reuniu toda a Comunidade Educativo-Pastoral, as famílias dos educandos, munícipes do entorno e uma grande equipe da respectiva Secretaria. Além das apresentações, exposições e dinâmicas, foi realizada a feira de doação de animais, doação de mudas e outlet dos móveis usados.
Na acolhida, Irmã Metka Kastelic lembrou a Encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco em 2015, e incentivou ao cuidado com a Casa Comum rezando a “Oração do Dia da Árvore”, criada pela equipe do Programa Ambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás.
A educanda Jessica em nome de todos os educandos, disse: “Hoje, vamos fazer um gesto de amor à vida, que lembraremos depois com muito orgulho, por fazer a diferença, diante de tantos maus tratos ao meio ambiente”.
O Secretario Paulo Rogério dirigiu-se aos presentes, lembrando a convivência de anos com as Irmãs Salesianas e a entidade e expôs o desejo de continuar acompanhando esse projeto educativo e processo de reflorescimento deste espaço importante para a comunidade local.
O evento foi concluído com uma primeira plantação de cem mudas de Ipês na entrada da entidade. Fica o apelo: «vamos juntos cuidar da nossa Casa Comum, cuidar da Terra!»