Aconteceu de 8 a 21 de dezembro passado, a primeira etapa formativa do Segundo Noviciado para as Irmãs Salesianas do Brasil que estão no período de formação, conhecido como Juniorato. O encontro, realizado em Manaus (AM), na sede da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (BRM), reuniu as Irmãs Junioristas do 5º ano de profissão: Justiane Ferreira e Natalina Melo, da Inspetoria de Manaus (BRM), e Luana Oliveira, da Inspetoria de São Paulo (BAP). As jovens se encontraram para um período de formação, reflexão e fortalecimento na caminhada vocacional, em preparação aos votos perpétuos.
O encontro foi conduzido por uma equipe formadora dedicada, composta pelas Irmãs Iran Nascimento, Ana Clébia e Luz Inês, responsáveis pela organização e acompanhamento das participantes antes e durante a programação.
As formações foram assessoradas pelas Irmãs Solange Sanches (BAP), Luz Inês (BRM), Silvia Aparecida (BAP) e Antoniele Holanda (BRE), que retomaram temas fundamentais para a vida religiosa e a missão salesiana, fundamentadas no Evangelho e nas Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Temas Centrais da Formação
Irmã Solange conduziu a reflexão sobre os Conselhos Evangélicos e as Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora, aprofundando a vivência dos votos de castidade, pobreza e obediência assumidos na primeira profissão religiosa. Irmã Luz Inês abordou os três pilares do Sistema Preventivo, ressaltando a espiritualidade missionária, a presença de Maria na experiência profética dos Fundadores e a presença educativa na missão, aspectos fundamentais da identidade da Filha de Maria Auxiliadora.
Com uma abordagem leve e profunda, Irmã Silvia Aparecida tratou do tema “Vida Interior e Fadiga Espiritual em Chave Mariana”, destacando a importância do cuidado integral — emocional, psicológico e espiritual — como base para uma vida religiosa significativa. Irmã Antoniele Holanda finalizou as formações com o tema “Vida Comunitária e Fraterna”, inspirado nos valores evangélicos e nas palavras do Papa Francisco sobre a convivência comunitária como fator essencial para o crescimento espiritual e missionário.
Após as ricas formações e partilhas, foi realizado um dia de retiro para a síntese pessoal de tudo que foi refletido e rezado à luz da Palavra de Deus. No último dia, houve uma avaliação do encontro com a presença da inspetora de Manaus, Irmã Carmelita Conceição, que também esteve presente em outros momentos significativos ao decorrer dos 15 dias de encontro.
Uma Experiência de Fé e Renovação
Durante os 15 dias de convivência, as participantes vivenciaram com profundidade e alegria salesiana, o espírito de família e renovaram sua caminhada espiritual, refletindo sobre os cinco anos de profissão religiosa e todo o processo experienciado até hoje. O encontro foi um momento de redescoberta e de fortalecimento na fé, reacendendo a esperança de viver a consagração com renovado ardor.
“Foi um tempo precioso para rever a caminhada, ouvir as provocações e respostas que eu precisava para continuar minha missão com mais entrega e oração, sempre à luz do Evangelho. Além disso, a abordagem de temas atuais, como a vida interior e fadiga espiritual, foram muito importantes, pois precisamos olhar para as necessidades do hoje”, compartilhou Irmã Luana.
“É com muita alegria e gratidão que partilho este tempo do Segundo Noviciado, no qual pude sentir-me renovada com um olhar de esperança. Foi um tempo de graça, em que recebemos, por meio das colocações das Irmãs que contribuíram com os temas do carisma salesiano, uma verdadeira acolhida. Senti a escuta, a alegria, o espírito de família e o testemunho de cada Irmã que participou. Tudo isso ajudou muito a reconhecer a beleza do carisma, mesmo diante dos desafios encontrados no caminho, sempre nos encorajando a seguir em frente. Através da oração, foi um momento em que pude parar, rezar e voltar ao primeiro amor. Que Maria Auxiliadora continue nos ajudando a dar o nosso “sim” diariamente”, partilhou Irmã Justiane.
“Quero expressar minha gratidão pela primeira etapa do segundo noviciado, um momento tão significativo que me ajudou a olhar com esperança para minha caminhada. Esse encontro trouxe as respostas que eu estava precisando, e as escolhas feitas para a assessoria do encontro foram, sem dúvida, iluminadas pelo Espírito Santo. Cada assessora contribuiu de forma única, provocando reflexões profundas e mostrando soluções concretas. Foi um verdadeiro momento de graça, um tempo de parada para retornar ao primeiro chamado de Deus, sentir-me amada por Ele, estar bem comigo mesma, cultivar a paz e redescobrir o sentido da vida, com a única meta sendo Ele, junto à nossa Mãe Auxiliadora”, destacou Irmã Natalina.
A experiência reforçou a importância da oração, do estudo das Constituições e da vida comunitária como pilares essenciais para a missão educativa e religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora.
Este encontro marcou um novo passo na caminhada vocacional das Irmãs, fortalecendo sua vocação e missão como Filhas de Maria Auxiliadora. A primeira etapa do Segundo Noviciado acendeu uma chama de esperança, fé e compromisso renovado com a vivência dos valores evangélicos, confirmando o chamado de Deus a ser luz e presença no mundo de hoje. Agora, as Irmãs Junioristas se preparam para iniciar o 6º ano de consagração, em 2025, e para a segunda etapa formativa do Segundo Noviciado, rumo ao “sim” para sempre.