É eleita Madre Chiara Cazzuola Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
A eleição aconteceu na manhã do dia 5 de outubro de 2021. O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, foi o primeiro a felicitar a Madre. Um caloroso aplauso acolheu a proclamação oficial.
Irmã Chiara Cazzuola nasceu em 6 de maio de 1955 em Campiglia Marittima (Livorno), na Toscana, terra de Dante Alighieri, região de artistas, de santos e poetas. Uma cidade com vista para o mar! E isso não é pouco para a Madre de horizontes amplos.
Cresce em uma família unida e laboriosa. Ela está entre dois irmãos. A mãe é uma mulher aberta e simpática. Irmã Chiara recebeu dela aquele toque de humorismo que embeleza a vida. Desde menina respira o carisma salesiano, porque no seu país estão as FMA com um vivaz oratório. Desde então, ama o canto, o teatro e a companhia. Amadurecida a vocação religiosa salesiana, ingressa no Instituto aos 18 anos e vive o Postulado e o Noviciado em Castelgandolfo (Roma).
No dia 5 de agosto de 1975 torna-se FMA, pedra viva de um Monumento de gratidão a Maria Auxiliadora, consagrada educadora para doar a vida a Jesus e aos jovens.
Depois do ano intensivo de Juniorato em Turim e da graduação em Literatura em Roma na Universidade Livre Maria Assunta, Irmã Chiara vive com alegria a missão salesiana na Escola de Montecatini, onde leciona no Liceu experimental. Torna-se Reitora e Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil.
Em 2003, da Toscana chega a Gênova, onde torna-se Diretora, Reitora e Conselheira Inspetorial até 2007. Nomeada Inspetora da Inspetoria Emiliana-Ligure-Toscana Nossa Senhora do Cenáculo, com sede em La Spezia (ILS), fica por pouco tempo porque no Capítulo Geral XXII, em 2008, é eleita Conselheira Visitadora. Visita algumas Inspetorias da América e da Europa, amadurecendo uma experiência rica de salesianidade e interculturalidade. A cada Irmã doa o seu amor sem limites a cada pessoa e realidade humana, o otimismo sorridente e bom, a capacidade de colher os germes de vida e de esperança em cada um e nos acontecimentos. Em 2015 está nas Antilhas para vários encontros formativos e em 2019 visitou a “recém-nascida” Visitadoria Maria Mãe da Igreja – RMC
No CG XXIII de 2014 é nomeada Vigária Geral. Duas vezes foi Reguladora do Capítulo Geral (2014 e 2021).
No dia 5 de outubro de 2021, no Capítulo Geral XXIV, é eleita Madre Geral, a décima Sucessora de Maria Domingas Mazzarello.
Nesta hora inédita da história e às portas do 150º ano da Fundação do Instituto das FMA, Madre Chiara coloca-se com simplicidade e profunda consciência à frente da Família Religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora e, caminhando em estilo sinodal, olha para o futuro com esperança e confiança.
Muitas felicidades, Madre!
Fonte: Portal das FMA