A JMS (Juventude Missionária Salesiana) do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP), viveu momentos de profunda espiritualidade nos dias 28 e 29 de março, durante um retiro em preparação para a Semana Missionária, prevista para ser realizada no mês de julho. O encontro teve como tema “Contemplando o Calvário: o meu, o seu e o de Jesus” e proporcionou experiências de reflexão, partilha e fortalecimento da fé, além de oportunidades de renovar a dedicação à missão.
A programação do dia 28 começou com uma dinâmica sobre o rosto do missionário, abordando suas características, a forma como cada um se enxerga e os dons que carrega. Em seguida, os participantes assistiram ao filme A Paixão de Cristo, aprofundando-se na história do sacrifício de Jesus.
À noite, um momento especial de Adoração ao Santíssimo marcou o encerramento do primeiro dia. Durante a oração, um estudante representou Jesus flagelado, enquanto os demais meditavam sobre a dor, a entrega e o amor de Cristo por toda a humanidade.
“Calvário Digital”
No sábado pela manhã (29), o grupo realizou uma peregrinação ao Santuário das Sete Capelas, no Morro do São Bento, vivenciando o caminho do Calvário de forma contemplativa. No local, encontraram a Irmã Maria Heloísa da Silva, ASCJ (Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus), que conduziu um bate-papo sobre o “Calvário Digital”.
Irmã Heloisa refletiu sobre como a internet pode nos prender em uma espécie de hipnose digital, afastando nosso olhar da dor do outro. Abordou o sofrimento de quem enfrenta bullying e preconceito nas redes sociais, além da pressão imposta por padrões inalcançáveis que muitos tentam seguir para se sentirem aceitos.






