Nos dias 11 e 12 de maio, um grupo de Irmãs Junioristas teve a oportunidade de participar de um encontro formativo com Irmã Nilza Fátima de Moraes, Conselheira Geral para a Formação, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O encontro, que reuniu Junioristas e suas diretoras, aconteceu na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo.
As Irmãs Junioristas são Filhas de Maria Auxiliadora que estão vivenciando a formação inicial e se encontram em um dos seis primeiros anos de Vida Religiosa, preparando-se para a consagração permanente, ou seja, para fazer os votos perpétuos.
Estavam presentes Irmã Celene, Irmã Luana, Irmã Valentina, Irmã Virgínia, da Angola, temporariamente no Brasil para completar seus estudos, assim como Irmã Fabiane, da Inspetoria Madre Mazzarello, de Belo Horizonte. Também registraram presença as diretoras: Irmã Silvana, Irmã Claudia, Irmã Lucia Tironi e Ir. Josefa Américo, além de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP.
O encontro teve início com uma acolhida por parte de Irmã Alaíde, que incentivou o grupo a refletir sobre a importância do momento e conectou todas as participantes com as diversas realidades da Inspetoria BAP. Em seguida, Irmã Nilza conduziu uma dinâmica na qual, a partir do desenho de um relógio, foi possível marcar momentos de partilha entre todas. As perguntas que conduziram essa dinâmica foram provocativas e levaram as Junioristas a refletirem sobre a própria história, as raízes e a identidade como Filhas de Maria Auxiliadora.
Explorando o simbolismo da “Casa” como espaço de pertencimento e crescimento, inspiradas nos versículos bíblicos das Bodas de Caná (Jo 2,1-11), as Irmãs foram convidadas a refletir sobre o autoconhecimento, reconhecendo a presença de Maria em suas vidas, identificando áreas que precisam de transformação e contemplando os “milagres” do cotidiano nas suas comunidades.
Outro momento marcante foi a reflexão sobre a “Fidelidade”, destacando seu valor na Vida Consagrada e sua manifestação contínua ao longo do tempo. Irmã Nilza ressaltou a importância da vida de oração, reflexão e serenidade para cultivar a fidelidade.
Após a reflexão em grupo e momentos de oração pessoal, o grupo participou da Eucaristia com a Comunidade da Casa inspetorial e desfrutou de atividades fraternas, incluindo a oração do Rosário e um animado jogo “UNO” após o jantar.
No domingo, em celebração à festa da Ascensão do Senhor, o dia teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano, Padre Luiz Gonzaga Piccoli. Em seguida, houve um momento de reflexão a partir de um ícone de Nossa Senhora Auxiliadora e Madre Mazzarello, desenhado por Irmã Randa Kordas, uma FMA da Síria que vive em Roma. Após a contemplação do ícone, as Junioristas fizeram suas partilhas de acordo com aquilo que contemplaram e o que Deus falou aos seus corações por meio dessa imagem. As Irmãs puderam também conhecer o texto explicativo que apresenta a síntese do ícone com todos os seus detalhes. Em seguida, as participantes exploraram novamente a metáfora da “Casa”, destacando a importância de viver cada aspecto da vida interior como espaço para Deus.
O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias, respondendo à pergunta: “O que eu levo deste encontro?”. Com gratidão, cada uma em sua partilha expressou sua gratidão pelo momento vivido e juntas manifestaram um agradecimento especial à Irmã Nilza. Para encerrar o encontro, Irmã Nilza entregou a cada uma, um pequeno mimo: um chaveiro em formato de chave com as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de Madre Mazzarello, convidando cada uma a entregar a Jesus a chave do próprio coração e a levar a chave como lembrança deste encontro inspirador, repleto de reflexão, oração e comunhão fraterna.