A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida promoveu, no dia 27 de abril, o I Encontro de Comunicação com sua nova configuração. O evento, que ocorreu no formato on-line, contou com a participação dos representantes dos setores de Comunicação e Marketing das presenças salesianas das FMA (Filhas de Maria Auxiliadora) nas regiões: Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A reunião teve como objetivo principal fortalecer o trabalho de Comunicação Social realizado pelas escolas.
Os comunicadores foram acolhidos pela Coordenadora da Comunicação BAP (Brasil-Aparecida), Irmã Ivone Aparecida Calvo Marcuzo, que, no primeiro momento, apresentou-se aos participantes. Ela falou sobre as oportunidades e desafios em tempos de pandemia. “Embora estejamos limitados para nos tornar presentes fisicamente, vejo que este cenário trouxe benefícios como o de ampliar a nossa presença por meio da modalidade on-line, aprimorando os conceitos de Comunicação. Em contrapartida, creio que o maior desafio seja a desigualdade, pois, infelizmente, muitos não têm acesso a esse modelo”, disse Irmã Ivone. Na sequência a Vice Inspetora Irmã Maria Ivone Ranghetti ressaltou a importância dos meios digitais em uma época de pandemia “É uma forma de continuarmos fazendo o bem por meio das mídias, ampliando nossos horizontes para nossa nova realidade em torno de uma nova Inspetoria” Em seguida, os demais comunicadores compartilharam suas opiniões.
Partilhas e novos projetos
Durante o encontro, Andréa Pereira, Assessora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, exibiu os resultados da pesquisa de avaliação da Campanha de Matrículas 2021, desenvolvida pela RSB (Rede Salesiana Brasil). O material mostrou as experiências das escolas na utilização das peças publicitárias durante o período de matrículas, no ano passado. Segundo Andréa, essa partilha é importante para a participação da Inspetoria na construção da campanha de 2022.
Uma nova proposta também foi pauta do encontro. A Revista Inspetorial, que será elaborada em conjunto com os Colégios e Obras Sociais, foi apresentada aos participantes. A publicação será anual e, na primeira edição, contará com reportagens sobre as ações desenvolvidas pelas casas em 2021. Aos comunicadores, foi dado o desafio de idealizarem um nome para a revista, que tem previsão para ser lançada em janeiro do próximo ano.
Texto: Marcella Costa