Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo (SP), vai realizar a sua 3ª Assembleia presencial.
Esta Assembleia marca um momento importante na história da BAP. Criada em fevereiro de 2021, a BAP acolheu neste ano, durante quatro meses, a sua primeira Visita Canônica. Esta visita que é uma prática no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e que acontece a cada seis anos, foi conduzida por Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral das FMA, que esteve na Inspetoria enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.
Portanto, a Assembleia Inspetorial da BAP vai contar com a presença de Irmã Paola Battagliola e vai marcar a conclusão da Visita Canônica.
Irão participar da 3ª Assembleia presencial da BAP, Irmãs representando as 24 comunidades da Inspetoria. No total serão 103 FMA, provenientes dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As Irmãs vão refletir nestes três dias o tema “Vislumbrar o futuro por entre as dobras escondidas do presente. Reconhecer e agradecer!”.
Durante a Assembleia, Irmã Paola Battagliola vai apresentar o relatório final da Visita Canônica, e as Irmãs poderão contribuir com ressonâncias, perguntas e uma análise do mesmo, a fim de melhor desenhar o “rosto” da Inspetoria, identificando desafios, oportunidades e avanços na vida e na missão das comunidades educativas da BAP.
Outro momento muito esperando desta Assembleia, é a comemoração dos aniversários de Profissão Religiosa de 26 Irmãs da BAP. Nem todas poderão estar presentes na celebração devido às distâncias e também à idade. Duas FMA vão celebrar 80 anos de pertencimento ao Instituto das FMA, quatro vão celebrar 70 anos, outras 10 vão celebrar 65 anos de consagração religiosa e mais cinco vão celebrar 60 anos. Junto com as quatro FMA que vão celebrar Bodas de Ouro está também Irmã Paola Battagliola que, no dia 5 de agosto, celebrou 50 anos de Profissão Religiosa. Também Irmã Érika K. Okuma vai celebrar Bodas de Prata – 25 anos – como Irmã Salesiana.
Durante a Assembleia Inspetorial, além de momentos celebrativos, de reflexões e de oração, as Irmãs vão poder avaliar o caminho da BAP percorrido até 2024 e decidir os encaminhamentos para 2025, que promete ser um ano muito significativo. Nele acontecerá a Avaliação Trienal, que é uma avaliação proposta pelo Instituto das FMA, em nível de mundo, a fim de verificar o caminho percorrido desde o último Capítulo Geral (2021), já pensando na realização do próximo, previsto para 2027, em Roma (Itália).
Entre os dias 23 e 25 de setembro, aconteceram e estão acontecendo diversas reuniões com a Conselheira Geral, na sede da BAP: reunião do Conselho Inspetorial, do Núcleo Animador e das Animadoras de Comunidade.