O evento foi realizado de 8 a 10 de abril com o tema “Comunidades Salesianas: Geradoras de vida, de fé e de discernimento vocacional nas realidades juvenis”.
O III Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas (RSB-Escolas) e o II Seminário Nacional de Pastoral Juvenil foram voltados aos inspetores, diretores de escolas e obras sociais, coordenadores pastorais inspetoriais, consultores educativos, coordenadores pedagógicos, além dos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) e grupos da Família Salesiana.
O evento contou com a participação do padre Miguel Ángel García Morcuende, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil, e da irmã Runita Borja, do âmbito da Pastoral Juvenil das FMA, que abriram o evento.
Dom Eduardo Pinheiro, SDB, bispo de Jaboticabal, SP, também participou e apresentou o tema: “Como podem as comunidades salesianas ajudar os jovens a deixar-se fascinar pela vida, à luz da «Christus Vivit».
Ao longo do evento dois jovens do MJS deram seus testemunhos e disseram como a comunidade salesiana transformou as suas vidas.