Menu Principal

BLOG

Hospital Auxiliadora promove Dia Mundial do Rim e reforça a importância da prevenção das doenças renais

O Hospital Auxiliadora, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Prefeitura Municipal, realizou no dia 22 de março a ação alusiva ao “Dia Mundial do Rim” na Feira Central de Três Lagoas-MS. A iniciativa contou com a participação da equipe multidisciplinar do Centro de Hemodiálise do HNSA, que ofereceu orientações e realizou exames como aferição de pressão arterial e teste de glicemia para a população.

A prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC) foram os principais temas abordados durante o evento. “É uma oportunidade para mostrarmos para a população sobre os cuidados com os rins. Essa é uma doença bastante grave, com cerca de 150 mil pessoas fazendo diálise no Brasil. O Hospital Auxiliadora está há 11 anos promovendo essa ação, destacando a importância da checagem da pressão arterial e glicemia, principais causas da DRC, como hipertensão e diabetes”, explica o Dr. Renato Pontelli, nefrologista do Centro de Hemodiálise do Hospital Auxiliadora.

Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de receber atendimento especializado e informações valiosas sobre a saúde renal. “Gostei muito, aproveitei para vir à feira e já busquei as orientações. Sempre costumo me cuidar”, relatou Alba Oliveira, uma das participantes da ação.

Milene Miqueloti  e Gustavo Miqueloti, mãe e filho, já têm casos renais na família e aproveitaram para ter mais informação. “Aferimos a pressão, teste de glicemia, e aproveitamos para conversar com a equipe. Uma ótima iniciativa do Hospital Auxiliadora. Sempre cuidamos da nossa saúde”, afirmaram.

A Doença Renal Crônica afeta aproximadamente 1 em cada 10 brasileiros e, em geral, não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Com isso, a conscientização sobre a doença e a importância dos exames de rotina tornam-se fundamentais para a prevenção e detecção precoce.

O evento também contou com a presença da equipe multiprofissional do Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini, composta por médicos, enfermeiras, psicóloga, assistente social e alunos de enfermagem da UFMS. “A principal função dos rins é limpar as impurezas e toxinas do corpo. A prevenção, exames precoces e informação são as melhores soluções para manter saudável esse órgão extremamente importante”, ressaltou Fabiana Leite, enfermeira gestora do Centro Avançado de Hemodiálise.

O tema deste ano foi “Seus Rins Estão Ok? Faça um Exame de Creatinina para Saber”, enfatizando a importância do acompanhamento médico e dos exames preventivos.

Centro Avançado de Hemodiálise

O Centro Avançado de Hemodiálise Ir. Norma Romancini foi reinaugurado em 2019, no centenário do Hospital Auxiliadora. Atualmente, conta com 20 pontos para tratamento de diálise, atendendo mais de 100 pacientes da região e realizando uma média de 1.200 sessões mensais. Com a futura ampliação do setor de Nefrologia para a terceira fase, o Hospital pretende atender até 120 pacientes em hemodiálise, aumentando a capacidade de atendimento e proporcionando mais conforto e qualidade para os pacientes.

Para que essa ampliação aconteça, o Hospital Auxiliadora busca apoio financeiro e incentivos que possibilitem a construção da terceira fase, expandindo a capacidade para 30 pontos de diálise.

O Hospital Auxiliadora reforça seu compromisso com a promoção da saúde e agradece a todos os envolvidos nesta importante iniciativa.

Fonte: HNSA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.