O Hospital Auxiliadora avança mais uma vez e participa da pré-avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) “Lean nas Emergências – Apoio as Ações Estratégicas do SUS”, e tem como avaliador o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Nessa semana recebeu o especialista em processo da “BP” Emerson Matos, que reuniu-se com a equipe, coletou informações e acompanhou os processos do HNSA.
O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.
Todas essas melhorias levam a uma maior qualidade com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor e qualidade para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.
Cada Pronto Socorro (PS) tem a oportunidade de oferecer excelência para cada paciente, a cada instante, a cada encontro. O projeto pode ser resumido a: salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.
Métodos Lean
A Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios:
– Falta de Qualidade;
– Espera;
– Estoques;
– Movimentação;
– Transporte;
– Processos desnecessários;
– Superprodução.
Além de identificar tais desperdícios de uma forma mais clara, oferece ferramentas para reduzi-los. O Pensamento Enxuto é o responsável por guiar a metodologia e ele se baseia em cinco princípios:
– Valor: especificar valor sob a ótica do cliente;
– Fluxo de valor: a melhor sequência as atividades que criam valor;
– Fluxo contínuo: realizar essas atividades sem interrupção;
– Produção puxada: realizar as atividades sempre que alguém as solicita;
– Perfeição: de maneira cada vez melhor e mais eficaz, com melhoria contínua.
PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Auxiliadora