Menu Principal

BLOG

Encontro, partilhas e “esperança” marcam momento formativo dos Educadores e Colaboradores do Laura Vicuña

O Instituto Laura Vicuña (ILV), de Uruguaiana (RS), escola pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e membro da Rede Salesiana Brasil (RSB), recebeu a visita de Irmã Maike Loes, Coordenadora de Comunicação da BAP, no dia 4 de abril, para um momento formativo com todos os educadores e colaboradores da Instituição.

Na ocasião, Irmã Maike ministrou uma palestra que teve como ponto de partida o Jubileu da Esperança para chegar até Dom Bosco, indicando o Santo dos Jovens como alguém de esperança, que viveu a esperança e deu esperança a uma parcela significativa de jovens do seu tempo. O encontro aconteceu no Salão de Atos do ILV.

Com o tema “Dom Bosco Sacerdote e Educador de Esperança”, a equipe pode viajar no tempo, vivenciando a história de vida de Dom Bosco, compreendendo como ele tornou-se educador e porta-voz da esperança para os jovens.

Dentro desta viagem na história, Irmã Maike realizou uma análise mais profunda sobre o “Sistema Preventivo”, associando seus elementos – razão, religião e amorevolezza – com as virtudes da fé, esperança e caridade. O “Sistema Preventivo” é um método educativo, criado por Dom Bosco, que visa formar jovens conscientes, responsáveis e autônomos. Ele é vivenciado em todas as escolas salesianas que têm sua inspiração em Dom Bosco e no seu estilo de educar e evangelizar as juventudes.

Irmã Maike reforçou para a equipe a importância de o “Sistema Preventivo” ser sempre o norteador das ações planejadas, conduzidas e realizadas no cotidiano escolar do ILV.

Em relação ao Jubileu da Esperança, foi destacada também a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, sendo este um gesto simbólico altamente significativo, realizado pelo Papa Francisco, que marcou o início do Ano Santo, um período marcado pelo perdão, reconciliação e renovação espiritual dentro da Igreja Católica. Neste mesmo contexto, foi citada a Bula Papal que anunciou o Jubileu 2025 com o tema “Spes non confundit” – A esperança não engana.

Para refletir mais sobre a esperança, Irmã Maike proporcionou alguns minutos de interação entre os participantes, para cada um expor o que significava a palavra esperança em suas vidas. Após a reflexão e partilha, os participantes leram em conjunto em voz alta a frase-motivo do encontro: “Dom Bosco viveu de esperança, viveu a esperança, deu esperança”, tornando o momento significativo para todos.

A palestra ficou marcada por ter sido ministrada de maneira leve e dinâmica, pois Irmã Maike conduziu o encontro com diversas vivências entre os participantes, oportunizando momentos de alegria, troca de experiências e proximidade, gerando uma interação maior e melhor entre eles. Além disso a palestra finalizou com um momento de muita emoção, no qual algumas educadoras puderam agradecer a noite agradável de muito conhecimento e reflexão sobre a esperança em suas vidas.

Por fim, a educadora, Andrea P., que está há apenas dois meses no ILV, encerrou a noite dizendo: «Como educadora há 30 anos, eu reencontrei a esperança, neste ambiente em que eu estou vivendo, esse sentimento que eu estou descobrindo, salesiano, de muito amor, de muita empatia, de se sentir bem. Muito obrigada».

Apesar de ser uma sexta-feira, a noite encerrou-se com presentes, sorrisos, abraços, emoções e muitas fotografias. Confira alguns registros deste momento tão significativo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.