De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediará o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento traz o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América” e busca atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida e que garanta a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.
A Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva, comenta que essa é a primeira vez que participará presencialmente de um Encontro ESA: “Tive contato com os documentos construídos ao longo destes 30 anos de ação em rede na América salesiana, porém, poder estar presencialmente me faz muito feliz. Reforça nosso sentido de pertença e de poder colaborar na efetivação das discussões e reflexões na busca de um caminho mais assertivo na educação da nossa juventude”. Já as expectativas do Diretor Executivo da RSB, Pe Sérgio Augusto Baldin Júnior, são grandes: “Que seja um momento de encontro, celebração da belíssima tradição do carisma salesiano nos diversos contextos americanos. Neste caminho de consolidação do carisma em terras americanas, a pedagogia do encontro, o sonhar e planejar juntos fortalece cada vez mais a nossa missão”, comenta.
Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para mim, a maior expectativa para o V Encontro Continental da Escola Salesiana América reside na oportunidade de fortalecer os laços entre as diversas comunidades educativas salesianas ao redor do continente. Este encontro representa não apenas uma celebração do trabalho realizado nestes 30 anos de história, mas também um momento importante para refletir sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no presente e no futuro da educação salesiana na América”, comenta Ir. Jacinta.
Sobre suas expectativas em relação ao Encontro, Ana Paula comenta: “Que as lideranças e os educadores das escolas salesianas do continente americano participem ativamente, desfrutando de cada momento da programação, com profundas reflexões, debates e partilhas que fortaleçam nossa missão educativa. Que este Encontro Continental seja marcado pelo clima de família e que possamos chegar ao final com propostas de avanços para todas as Regiões e Conferências que constituem a ESA, tecendo juntos caminhos de futuro”. Já Ir. Adair diz: “Minha expectativa é a de continuar fortalecendo o trabalho em rede no continente americano para garantir processos pedagógicos inovadores e propostas de aprendizagem abrangentes para nossas escolas, em consonância com a educação católica salesiana e em resposta às expectativas e anseios dos jovens do mundo contemporâneo”.
Contando com palestrantes renomados, Conferências, Rodas de Conversa, Apresentação de Boas Práticas e momentos culturais, o V Encontro será dividido em 4 blocos específicos:
01 e 02/05 – Escutar a realidade
03/05 – Aprofundar a Salesianidade
04/05 – Tecer caminhos de futuro
05/05 – Dia Cultural
Confira a programação completa em língua portuguesa clicando aqui.
Conheça o Hino ESA clicando aqui.
HISTÓRICO
Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).
A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org