Vivendo intensamente o Tempo Pascal, na noite de 23 de abril, a coordenadora de Pastoral do Centro Comunitário Oscar Romero, Irmã Maria das Graças Rodrigues, reuniu as equipes do CCA Santa Lúcia e do CEI Pingo de Gente para celebrar a Páscoa do Senhor. Foi um momento especial de espiritualidade, marcado pela oração, partilha e renovação da fé.
A celebração proporcionou uma profunda reflexão sobre o verdadeiro sentido da Ressurreição de Cristo e sobre sua presença viva no cotidiano de cada educador. Inspirados pelo espírito de comunhão e unidade, todos os participantes se colocaram diante de Deus com gratidão e esperança, recordando o convite feito por Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) em sua visita canônica, ao propor que o Tempo Pascal fosse vivido com mais intensidade e espírito de família.
A noite foi um verdadeiro testemunho da fé e da missão que unem os colaboradores e os movem: servir com amor, educar com o coração e caminhar juntos como comunidade educativa que celebra a vida nova em Cristo Ressuscitado.
Rosana Freitas, diretora do CEI Pingo de Gente, deu o seu depoimento falando sobre a experiência vivida: «Durante a celebração de Páscoa, a Irmã Graça nos conduziu a uma profunda reflexão sobre a memória da Ressurreição de Cristo, a partir da ceia judaica. Foram apresentados símbolos, gestos e textos bíblicos – e tive a alegria de realizar uma das leituras.
A celebração nos convidou a refletir sobre a vida, sobre Cristo ressuscitado e sobre o verdadeiro sentido da partilha.
Também foram entoados cantos que abordavam o pedido de perdão – algo que, muitas vezes, é desafiador. Um dos gestos marcantes foi o lavar das mãos durante a ceia, símbolo de purificação interior.
O momento mais significativo para mim foram as partilhas: todos juntos comungando do mesmo pão, vinho, ervas amargas e doce. Um gesto simbólico de união, que nos faz refletir que somos um só corpo, convidados a viver em fraternidade, esperança e fé.
Estarmos juntos, enquanto Oscar Romero, é sempre muito bom. Nós, enquanto equipe técnica, já compreendemos que somos um só. No entanto, muitos colaboradores ainda se veem como núcleos separados. Por isso, este momento de celebração com as duas equipes reunidas é tão importante: para que possamos entender que somos UM».
O Centro Comunitário Oscar Romero, fundado em 1985, está situado na Zona Sul da cidade de São Paulo e pertence à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Oferece dois serviços à comunidade: o Centro para Crianças e Adolescentes – CCA Santa Lúcia e o Centro de Educação Infantil – CEI Pingo de Gente.















