Menu Principal

BLOG

Curso de Liderança reúne mais de 40 jovens em Guaratinguetá

Aconteceu entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em Guaratinguetá (SP), a segunda etapa do Curso de Liderança (CDL) do Polo do Vale do Paraíba, promovido pelo Âmbito da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

O “Acampa Mazza” reuniu adolescentes e jovens de quatro presenças da BAP: Casa Betânia e Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, Centro Social Maria Rita Pèrillier – CEMARI, de Lorena, e Instituto São José, de São José dos Campos.

O primeiro dia foi marcado pela chegada dos participantes ao Colégio do Carmo. Os jovens trouxeram em suas bagagens, além das barracas e cobertores, muita alegria, disposição e protagonismo para vivenciar bem esses três dias de encontro. Após a chegada, a montagem do acampamento e o jantar, seguiram para a Paróquia do Puríssimo Coração de Maria, próxima ao Colégio, onde participaram da Celebração de Corpus Christi com a comunidade local.

A noite ainda contou com um divertido “Resgate da Salesianidade”, por meio do qual os participantes tinham por missão encontrar as figuras da Santidade Salesiana e os valores que elas ensinam, numa verdadeira caça ao tesouro em busca da identidade salesiana.

O segundo dia foi recheado de dinâmicas e atividades em equipe que destacaram o trabalho em grupo, a colaboração e coletividade, além das características de uma liderança positiva e propositiva, explorando temas como: a comunicação eficaz e inteligência emocional, gestão de tempo e prioridades, decisões, liderança inclusiva e tantas outras competências que os participantes foram fortalecendo em cada proposta e reflexão.

As atividades envolveram os jovens com gincanas, circuitos, dinâmicas de autoconhecimento, sempre trabalhando a dimensão de grupo e a contribuição de cada um na realização das tarefas, desempenhando lideranças positivas e desenvolvendo maior interação entre os participantes.

Também os momentos de pausa e as refeições contavam com a participação do grupo, com a disponibilidade para ajudar na organização dos espaços e preparação dos ambientes ou mesmo do jantar. E, para encerrar o segundo dia, dois momentos especiais: a Via Lucis e o Luau.

Refletindo o caminho da luz, os jovens vivenciaram um profundo momento de encontro com Jesus Ressuscitado, que se põe a caminhar junto e revela a Sua Face, fortalecendo a fé e convidando a viver um novo tempo. Com as tochas, símbolos e alegria pascal, foi proporcionado um momento forte e muito especial, finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela do Colégio. O encontro contou também com a presença de Irmã Teresa Cristina Domiciano, Coordenadora do Âmbito da Pastoral Juvenil da BAP que, junto com os assessores, conduziu este momento oracional.

O luau reuniu ainda os jovens e assessores em volta da fogueira em um momento de descontração e unidade, com músicas, convivência, partilhas e muita alegria, características fortes da espiritualidade juvenil salesiana.

O terceiro e último dia foi de organização da casa e celebração. Hora de colocar as coisas na mala e reunir também toda a bagagem adquirida nesses dias de encontro, as amizades e todas as experiências vividas e que marcaram a formação de cada um.

Para fechar com chave de ouro, houve uma Celebração Eucarística presidida pelo Salesiano, Padre Magno Fonzar. Os participantes receberam ainda os certificados das etapas realizadas e concluíram a manhã com um saboroso almoço, retornando em seguida às suas comunidades.

Vivências partilhadas

Em seu depoimento, o estudante Enzo do Instituto São José, disse que a segunda etapa do CDL foi muito significativa para ele, pois «aprendi, a partir das dinâmicas, a lidar com diferentes situações e dificuldades. Além disso, essa etapa mostrou que cada um possui uma qualidade e que a partir dela é possível atingir metas ou objetivos desejados. Também aprendi a reconhecer mais o que o outro tem a oferecer e como lidar com pontos de vista diferentes dos meus. Percebi que para entender, refletir e executar, é necessário trabalhar em equipe e ser um membro ativo. Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer esse curso e descobrir novos conhecimentos».

A assessora e educadora Juliene, do Colégio do Carmo, destacou que «o “Acampa Mazza” foi inexplicável! Formar jovens para serem líderes a exemplo de São João Bosco e Santa Maria Mazzarello é uma responsabilidade e um privilégio muito grandes dentro do nosso contexto de sociedade, sermos sal da terra e luz em um mundo com tantas possibilidades e focos diferentes dos que Jesus nos ensina; por isso, o carisma Salesiano me encanta! Confesso que mesmo na assessoria estive em formação junto dos jovens, renovando a resposta a esse chamado de, com alegria e sorriso no rosto, ser o evangelho vivo na vida do próximo, liderando sempre para o bem, para o alto!».

«O CDL foi um momento único, incrível de várias formas, ajudou na minha formação, no desempenho de ter mais liderança, confiança e responsabilidade. Na convivência de conhecer pessoas novas, no carisma salesiano», partilhou o estudante Guilherme, do Colégio do Carmo.

A estudante Ana Luiza, de São José dos Campos, afirmou que a segunda etapa do CDL «foi um momento de aprendizado e troca, onde pude conhecer a liderança de uma outra forma. Ter contato com outras realidades de jovens salesianos é criar conexões que nos fortalecem ainda mais como líderes e nos dão a oportunidade de construir amizades baseadas em valores. O curso em si foi muito bem desenvolvido e colocado em prática, os momentos de formação e bate-papo me ensinaram que é preciso ter uma mente aberta para ouvir diferentes ideias e que todas elas importam em meio a uma decisão. É muito gratificante viver momentos como esse, focados no nosso desenvolvimento como ser humano. Essa etapa me ajudou a perceber que a liderança também é um caminho de santidade e de crescimento pessoal, e que podemos e devemos colocar esse dom a serviço de todos».

O que é o CDL?

Este ano, a Pastoral Juvenil – em nível nacional – assumiu como compromisso formar lideranças para a Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Com a pandemia, percebeu-se o esvaziamento dos grupos juvenis e, por consequência, o enfraquecimento das lideranças.

«Como Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, estamos realizando um Curso de Liderança (CDL) e queremos formar os jovens líderes e o Conselho Inspetorial de Jovens da AJS. Formamos uma equipe de trabalho que construiu o itinerário formativo a partir do Curso de Liderança do Padre Jorge Boran, CSSp. Articulamos nossos trabalhos em três etapas: a primeira etapa acontece por meio de um encontro local. A segunda foi organizada para os meses de maio e junho, no formato de Acampamento, por isso o nome “Acampa Mazza”, e foi planejada para ser realizada por Polos. A terceira etapa acontecerá em novembro, na sede da BAP, com a assembleia dos jovens e a eleição do Conselho Inspetorial da AJS», explicou Irmã Teresa Cristina.

Os Polos em nível de Inspetoria BAP estão assim organizados: Rio Grande do Sul (Uruguaiana, Bagé e Rio Pardo), Santa Catarina (Campos Novos, Rio do Sul e Itajaí), Paraná (Cambé, Guarapuava e Campo Grande – MS), São Paulo (Capital e Grande São Paulo), São Paulo – Vale (Guaratinguetá, Lorena e São José dos Campos) e São Paulo – Paulista (Ribeirão Preto, Araras, Lins, Água Clara – MS).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Festa da Gratidão na OSAF

Realizada no dia 28 de novembro, a  Festa da Gratidão, contou com a exposição dos trabalhos realizados e apresentações de algumas Oficinas (Karatê, Violino e

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.