Menu Principal

BLOG

Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola, visita o Recanto da Cruz Grande: um “cantinho do céu”

De 2 a 5 de setembro, a comunidade educativo-pastoral do Recanto da Cruz Grande, em Itapevi (SP), acolheu a visita da Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola, que cumpre uma agenda de visitas à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).
Irmã Paola chegou no dia 2 de setembro, trazida pelas Irmãs da Casa inspetorial Helena Gesser e Gisele Rodrigues Coelho, acompanhadas por Irmã Eliane Petri, docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, de Roma, também em visita ao Brasil.
A Conselheira foi acolhida com faixas e um canto de boas-vindas por funcionários, educadores, educandos e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) que vivem naquela comunidade.
O primeiro espaço a ser visitado foi a Capela, onde as Irmãs, acompanhadas pelas Coordenadoras da Administração e do Projeto, dirigiram-se para colocar sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora esta visita. Irmã Maria José, diretora da Comunidade religiosa, saudou a Visitadora e, juntas, fizeram um breve momento de oração.
Na parte da tarde, Irmã Paola, acompanhada pelas Irmãs Maria José e Metka, foi até a Cúria diocesana, onde teve um encontro com o Bispo, Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

No dia 3 de setembro, Irmã Paola encontrou-se com o Grupo Gestor do Projeto: momento de partilhar acontecimentos, desafios, propostas, buscas e realizações. A Conselheira Geral mostrou grande interesse por tudo: ouviu com atenção, teceu considerações, sugeriu algumas possibilidades. Segundo Irmã Maria José, «ficamos gratas por sua presença comprometida».
No início da tarde, junto com Irmã Metka e o casal de missionários – Ana e Rajko, eslovenos que estão fazendo uma experiência de voluntariado no Brasil, Irmã Paola foi conhecer a realidade na qual as FMA estão inseridas: passou pelas ruas mais próximas e visitou a família de um dos educandos da Obra.
Ao retornar, teve um encontro especial com as crianças do Projeto “Crescendo em Cidadania”.  À porta do salão D. Bosco, aguardava a Conselheira, de modo solene, o “senhor Giuseppe Mazzarello”, que a acompanhou ao seu lugar para ver e ouvir as jovens, lideradas por Main, cantando e dançando ao redor do poço de Mornese. Depois, houve um momento de interação com Irmã Paola, no qual ficou visível a curiosidade infantil: «Quantas línguas a senhora fala? Quais? Como se diz …?» Por fim, Irmã Paola deixou uma mensagem ao grupo, incentivando-os ao estudo e à busca do bem.
De noite, Irmã Paola participou da Celebração Eucarística na Comunidade São Francisco de Assis, oportunidade em que conheceu o Vigário Paroquial, Padre Hiago Willian dos Santos.

A quarta-feira (4) teve início com a Lectio Divina, preparada e conduzida por Irmã Paola, que refletiu sobre o texto das Bodas de Caná.
Após o almoço, Irmã Metka apresentou para Irmã Paola o Recanto da Cruz Grande. Foi uma grande caminhada, envolvendo tanto os imóveis aí construídos quanto a natureza circundante. Muitas vezes, a Conselheira se manifestou dizendo: «Este cantinho do céu…».
Em seguida, no salão D. Bosco, aconteceu a homenagem dos adolescentes, pais e voluntários da Obra. Desta vez, um programa de auditório, criado pelos adolescentes. O apresentador logo foi dizendo o motivo deste programa e conduziu Irmã Paola ao palco. Em seguida, também as FMA foram conduzidas ao palco. E começou uma sessão de perguntas para a Visitadora, sobre sua vocação e missão. Também as Irmãs foram convidadas a responder a algumas perguntas. «Foi um clima alegre, brincalhão, mas ao mesmo tempo de muito respeito e cordialidade», disse Irmã Maria José. Ao final, Irmã Paola animou todos a continuarem buscando a realização dos próprios sonhos, a tentar construir um mundo onde haja mais possibilidade de vida para todas as pessoas, sem guerras, sem violências: um mundo onde reine a paz que Jesus veio ensinar. Irmã Paola também falou com os voluntários e pais ali presentes.
No final do dia, Padre Ely Rosa, Administrador do Clero na região de Itapevi, veio celebrar a missa de encerramento da Visita canônica na Capela da comunidade.

Para concluir a visita, no dia 5 de setembro, a comunidade religiosa desceu para a beira do lago que existe no espaço verde da Obra, onde educadores e funcionários já esperavam com o almoço pronto, para viverem juntos, na alegria e no compromisso, os últimos momentos de uma semana muito abençoada.
Irmã Paola ainda reuniu as FMA para apresentar o relatório da visita, e tudo se concluiu com uma oração de agradecimento a Nossa Senhora, pela semana vivida e pela presença tão querida da Conselheira Geral.
De Itapevi, Irmã Paola seguiu para São Paulo, onde já era esperada pela comunidade da Casa inspetorial, a próxima a ser visitada.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.