No dia 09 de novembro, o Colégio de Santa Inês, de São Paulo, promoveu a Mostra Cultural 2024, protagonizada pelos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O evento abordou temas como desenvolvimento sustentável e o Pacto Educativo Global, criado pelo Papa Francisco com o propósito de mobilizar a sociedade rumo a uma educação transformadora. Com uma série de exposições e atividades, a Mostra foi o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano entre as turmas e educadores.
Os temas foram aplicados nos mais diversos âmbitos: moda, gastronomia, artes, esportes, entre outros. A interação e o dinamismo foram as palavras chave do evento. Os estudantes desenvolveram oficinas, jogos, degustações e diversas atividades que fizeram com que o público também se sentisse parte da Mostra.
A jovem Mirella, estudante da 1ª Série do Ensino Médio, ressalta o envolvimento das famílias durante o evento: “Foi bem legal! As pessoas ficaram interessadas, principalmente na bicicleta que acendia a luz!”, referindo-se ao projeto de sua turma, que ligava a sustentabilidade à prática de exercícios físicos. “Os alunos conseguiram chamar bastante gente e as famílias gostaram bastante…o público perguntou bastante”.
Arte em combate ao bullying
A Mostra também contou com a exposição de outros projetos. Um deles foi o projeto “Cultura do Bem”, voltado para a educação socioemocional. Após uma discussão sobre o bullying, os estudantes do 8º Ano à 3ª Série do Ensino Médio refletiram sobre o tema, suas consequências e ações práticas de combate. Para concretizar toda a troca que tiveram entre si e com os educadores, as turmas produziram camisetas com mensagens de combate ao bullying. Esse projeto reafirma a ideia de toda comunidade educativa: viver permanentemente em pastoral, pois como dizia Dom Bosco, “a educação é um ato de amor, não de violência”.
Tecnologia a favor da sustentabilidade
As turmas do Ensino Fundamental Anos Finais também puderam apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas aulas de Robótica, em parceria com a empresa Roboticar. Além da criação de histórias animadas envolvendo o tema da sustentabilidade, os jovens também fizeram uma demonstração de uma lixeira criada por eles e que funciona à base de um sensor. “Eu achei interessante, a gente nunca teve a oportunidade de mexer com Robótica”, relata a estudante Emily, do 8º Ano. “Eu gostei de explicar para as famílias e para as pessoas que nunca tiveram contato com isso”.
Hora teatral
A Pastoral de Arte, Comunicação e Animação Salesiana (Pacas) também deixou sua marca ao apresentar duas peças teatrais. A primeira delas foi “Um Mergulho no Poço do Tempo”, encenada por estudantes do 6º Ano. A história homenageou de maneira muito bem humorada a trajetória do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, principalmente, a comunidade das Irmãs que atuam no Colégio de Santa Inês, que riram e se emocionaram muito com o espetáculo. Irmã Helena Gesser, coordenadora da Comunidade Inspetorial do Colégio, agradeceu ao grupo: “Obrigada pela criatividade e pela profundidade no conhecimento da trilha salesiana”.
A segunda apresentação da Pacas trouxe ao público a mensagem da importância do sonhar. A peça “O Contador de Sonhos” explorou a trama de forma leve e muito bem humorada, trazendo personagens da história da humanidade que se relacionam com o assunto: de Dom Bosco a Salvador Dalí, de Sigmund Freud a Martin Luther King, todos interligados pelos sonhos. Essa peça já havia sido apresentada pelos jovens (de 8º Ano à 3ª Série do Ensino Médio) no FEST – Festival da Juventude Salesiana, e foi um verdadeiro sucesso!
Ao final do evento, um sentimento de gratidão tomou o ambiente do Colégio de Santa Inês. O sorriso no rosto dos jovens e educadores demonstrava a sensação de dever cumprido. Como mensagem final, destaca-se os dizeres da Coordenadora Pedagógica, Luciana G. R. Chung: “Que esse trabalho, como todos os outros, possa ajudar na formação integral de nossos jovens e que eles possam de fato serem formados para ser bons cristãos e honestos cidadãos”.