Foi com imensa alegria, fé e devoção que o Colégio de Santa Inês, de São Paulo (SP), comemorou o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora em 24 de maio. Com a presença de seus estudantes, educadores, equipe e familiares, o Colégio prestou suas homenagens à Padroeira da Família Salesiana com uma missa, celebrações, oratório festivo e as tão esperadas cerimônias de coroação daquela “quem tudo fez”, como dizia Dom Bosco.
Uma manhã de emoção, devoção e entusiasmo
A manhã do 24 de maio, tão especial em uma casa salesiana, começou com as boas-vindas e abertura feita pela Diretora Pedagógica, Liamar Nunes de Freitas, que trouxe uma mensagem de reflexão sobre a importância da data. Em seguida, foi celebrada uma missa pelo Salesiano, Padre Camilo P. da Silva. Foi um momento de muita emoção para todos os presentes, principalmente para os jovens da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio, que tem esse evento como um dos marcos do encerramento de sua vida escolar. Logo após a missa, chegou o momento de todos se reunirem para acompanhar a cerimônia de coroação realizada pela turma, que protagoniza uma das cenas mais esperadas do dia: posicionados ao lado da estátua de Nossa Senhora Auxiliadora no pátio, os estudantes a revestem com uma coroa de flores, uma flor simbolizando o seu cetro e também coroam o menino Jesus. Ao final, uma chuva de pétalas de rosas para demonstrar o amor por “nossa Rainha”. Essa vivência é extremamente marcante tanto para quem a realiza quanto para quem a assiste.
Para dar continuidade às comemorações, o Colégio prosseguiu o dia com mais duas de suas tradições. A primeira foi a queima das cartas para Nossa Senhora Auxiliadora. Essa atividade foi criada nos tempos de Dom Bosco, que dizia que ao queimar as cartas com pedidos, sua fumaça subiria aos céus e chegaria até Maria, que atenderia o que foi escrito. A outra, criada pelo Colégio de Santa Inês, é a venda dos bolos de Nossa Senhora Auxiliadora. Doados por estudantes, familiares e membros da comunidade educativa, os bolos, que foram abençoados pelo Padre Camilo durante a missa, são vendidos durante o dia e todo o valor arrecadado é destinado para a realização da Semana Missionária que, em 2024, acontecerá na cidade de Peruíbe, em São Paulo.
O que seria de uma casa salesiana sem um oratório festivo? Com grande entusiasmo foi organizada uma série de atividades para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio. Os jovens curtiram o dia com esportes, karaokê, danças, jogos e oficinas de artesanato. Era possível sentir a alegria rodeando todo o ambiente escolar!
Tarde de animação
As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais viveram esse dia com a alegria e animação genuínas. Para começar, foi realizada a celebração voltada para as turmas de 2º ao 5º Ano e seus familiares, na capela do Colégio. A Direção Pedagógica trouxe aos presentes uma linda mensagem sobre como esse dia é tão importante e especial não só para o Colégio, mas para toda a Família Salesiana.
Organizado pela Equipe de Pastoral, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Professores, o evento contou com a interação das crianças, ofertas de flores confeccionadas pelas turmas e a cerimônia de coroação, feita pelo 5º Ano. Essa vivência também é um marco para os estudantes, uma vez que ela também representa o início do encerramento da primeira etapa do Ensino Fundamental.
As turmas de 1º Ano também comemoraram o 24 de maio na capela do Colégio. Foi um momento de muita música, alegria e interação entre as crianças e os educadores, que celebraram e homenagearam a “Mãezinha do Céu” com muito carinho. Já os pequenos da Educação Infantil se reuniram para ofertar suas flores e celebrar esse momento no pátio. À sua maneira, cada criança teve a oportunidade de agradecer e fazer sua oração ao seu modo.
A tarde seguiu com um delicioso piquenique entre as turmas. Foi um momento muito divertido de partilha e integração entre as crianças. E, para garantir a diversão dos alunos, foram realizadas atividades recreativas, artísticas e lúdicas, que encheram de sorrisos cada canto do Colégio.
“Maria, a Mãe de Jesus”
O dia 24 de maio não estaria completo sem a contribuição da Pastoral de Arte, Comunicação e Animação Salesiana (PACAS). Para esse dia tão especial, os estudantes participantes, sob a direção do Professor João Carlos, encenaram a peça “Maria, a Mãe de Jesus” para as turmas de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.
A peça, apresentada em duas sessões, contou a história da trajetória de Maria desde o anúncio do anjo Gabriel até o episódio das Bodas de Caná, de forma irreverente e divertida, fazendo toda a plateia sorrir. Ao final, os estudantes e o Professor foram fortemente aplaudidos.
Ao final do dia, a sensação de todos era de alegria, entusiasmo, gratidão e o sentimento de que Nossa Senhora Auxiliadora segue olhando por todos e «caminhando nesta casa», como diria Dom Bosco.