Menu Principal

BLOG

Colégio de Santa Inês celebra a reabertura da Biblioteca Dom Bosco

O mês de outubro começou com uma grande novidade no Colégio de Santa Inês. No dia 02, a biblioteca do Colégio, conhecida como Biblioteca Dom Bosco, foi reaberta aos estudantes e educadores, que agora contam com um espaço totalmente reformulado e preparado para atender as necessidades dos estudantes. 

Para celebrar esse marco importante na história do Santa Inês, foram realizadas duas cerimônias de inauguração: a primeira, na parte da manhã para os estudantes, e a segunda, na parte da noite para alunos e famílias previamente sorteados, educadores e comunidade das Irmãs do Colégio. Em ambas, a arte e a cultura foram festejadas com muita alegria.

Celebração da arte, da cultura e da juventude

A inauguração da Biblioteca Dom Bosco para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio aconteceu na manhã de 02 de outubro. As turmas que puderam desfrutar inicialmente desse momento foram o 6º e o 8º Ano, além dos representantes de classe das demais turmas. Os jovens puderam ouvir o discurso de abertura da diretora pedagógica, Liamar Nunes de Freitas, que ressaltou a satisfação que o Colégio tem em poder proporcionar um espaço como esse para os estudantes. “Para mim é um orgulho muito grande uma escola com 117 anos conseguir se atualizar. (…) A gente conseguiu um espaço moderno para vocês!”, relatou em seu discurso. 

Após o corte da fita, marcando oficialmente a inauguração do espaço, foi realizado um sarau, protagonizado pela turma do 8º Ano e orientado pelo professor de língua portuguesa, Pedro Paulo da Silva de Sá. Os jovens recitaram e encenaram textos redigidos pelo próprio professor. Ao final, uma salva de palmas e parabenizações pela apresentação realizada. Dando prosseguimento à cerimônia, alunos, educadores e demais membros da comunidade educativa que estavam presentes puderam circular pelo espaço e se familiarizar com ele, descobrindo as novidades que estão disponíveis, como as novas salas de estudo, estúdio de gravação e de podcast. Ao longo do dia, as demais turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio também puderam visitar a nova Biblioteca Dom Bosco.

Comemoração com as famílias

Uma cerimônia de inauguração também foi realizada para um grupo de estudantes e familiares previamente sorteados. Foi uma noite especial, que contou com um coffee break de recepção, além de um livro de visitas, onde os convidados puderam deixar seus nomes registrados em um momento histórico do Colégio. Após a entrada dos convidados, a diretora pedagógica, Liamar, oficializou a abertura do evento com um emocionante discurso. “Para mim é uma honra, um orgulho muito grande ter esse espaço aqui da forma como está hoje”, destacou a diretora. “Nós temos que acompanhar os tempos. Não é porque nós temos 117 anos que a gente não vai inovar. (…) Seus filhos merecem isso”, complementou. 

Logo após essas palavras, tomados de emoção, foi a vez de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio apresentarem outra versão do sarau, organizado também pelo professor Pedro. Dessa vez, a performance contou com novos textos e a própria participação do professor. Foi um momento que encantou a todos os presentes.

A grande surpresa dessa cerimônia ficou por conta do “pocket show” da cantora e ex-aluna do Colégio de Santa Inês, Paula Santisteban. Acompanhada de seu esposo, o músico Eduardo Bologna, Paula cantou grandes clássicos da música popular brasileira e relembrou com muita emoção do tempo que esteve no Colégio, tanto como aluna quanto como professora. “Quando eu fui professora aqui da escola, eu tinha um coral. (…) Eu dei aula durante onze anos aqui, e todo ano ele se apresentava e todo ano tinha um tema diferente. Teve um ano que nós resolvemos fazer músicas do Tom Jobim com poemas do Vinicius de Moraes. Quem escolheu esses poemas foi a Ir. Edméa [Battaglia], nossa professora de português. Uma professora maravilhosa e uma pessoa muito boa também. E eu lembrei dela, agora, aqui dentro da biblioteca”. O “pocket show” animou o público, que cantou junto e se emocionou.

Com o encerramento do show, estudantes, famílias e educadores foram explorar a Biblioteca Dom Bosco, seu acervo, salas de estudo e estúdios de gravação e podcast. Foi um momento de interação e integração entre escola e família, que observavam tudo com muito entusiasmo. “Eu estava esperando muito a abertura da biblioteca, eu estava muito ansiosa para vir ler aqui”, comenta a aluna Alicia, do 7º Ano do Ensino Fundamental.

Ao final, a diretora pedagógica, Liamar, chamou as Irmãs da Comunidade do Colégio de Santa Inês que estavam presentes para um momento de oração, para agradecer e celebrar a nova conquista do Colégio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.