Às vésperas da abertura do Ano Bicentenário de Dom Bosco, os Salesianos e as Salesianas (Filhas de Maria Auxiliadora) do Brasil oferecem um “presente” ao Fundador. Nos dias 13 e 14 de agosto, representantes dos dois institutos se reuniram para dar os primeiros passos na formação de uma Rede Salesiana de Comunicação Social (RESCOM) conjunta. A proposta é que, a partir de 2015 – ano do Bicentenário –, esta Rede possa unir forças e responder de maneira cada vez mais eficiente aos desafios atuais da Comunicação Social. Isso, partindo das experiências já existentes nas inspetorias e, principalmente, dos ensinamentos do grande comunicador que foi o próprio Dom Bosco.
A Rede Salesiana Brasil, que já possibilita a atuação conjunta dos SDB e das FMA no campo da educação fundamental, com a Rede Salesiana de Escolas, definiu pela formação de redes também nas áreas da Comunicação Social (RESCOM) e da Ação Social (RESAS). Nos dias 13 e 14, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação Social, que deu os passos iniciais na elaboração de um projeto para a RESCOM.
Participaram da reunião os inspetores referentes de Comunicação Social, no Brasil, para os SDB, Pe. Gildásio Mendes, e as FMA, Ir. Ana Teresa Pinto; os membros da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Tiago Figueiró e Ir. Solange Sánchez; os delegados e as delegadas de Comunicação das seis inspetorias dos Salesianos e das nove inspetorias FMA no Brasil, além de representantes do Boletim Salesiano. Importante ressaltar que, nesse grupo, estavam padres e irmãos salesianos, irmãs FMA e leigos.
No dia 13 de agosto, os participantes iniciaram a reflexão com o aprofundamento do projeto aprovado pela RSB e dos livros que subsidiaram a reunião: “O Sistema Salesiano de Comunicação Social” e “Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação”, produzidos, respectivamente, pelos Salesianos de Dom Bosco e pelas Filhas de Maria Auxiliadora. Em seguida, foi feita uma troca de experiências, com a apresentação de como é realizado o serviço de Comunicação em cada inspetoria. Neste ponto, foi constatado que há enorme diversidade e qualidade das ações na área de Comunicação Social. Porém, um distanciamento também grande, com raros exemplos de trabalho conjunto entre Salesianos e Salesianas.
O segundo dia do encontro foi dedicado ao levantamento dos desafios e oportunidades da RESCOM na atualidade, e a construir um Plano Estratégico inicial, contemplando a identidade da RESCOM, sua missão, visão e objetivos. Os participantes apontaram que “a RESCOM é o projeto integrado de comunicação da Rede Salesiana Brasil” e que tem como missão “Animar e assessorar os processos relacionais e organizacionais na RSB, assegurando ecossistemas comunicacionais, sob a ótica educativo-pastoral”. Indicaram também, como objetivo geral da nova Rede, “fortalecer os processos de comunicação salesiana a serviço da evangelização e da educação da juventude a partir das perspectivas de orientação da RSB”.
As indicações feitas pelo Grupo de Trabalho serão parâmetro para a elaboração de um projeto, a ser apresentado à Rede Salesiana Brasil em novembro, para concretização da RESCOM a partir de 2015.