Nesta semana os alunos do curso de Biologia, coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Mendonça Neves dos Santos, foram colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. Juntamente com a Prefeitura de Lorena, Parque Ecológico do Taboão, ICMBIO com a Floresta Nacional de Lorena e Corpo de Bombeiros, a ação é orientar e conscientizar a população sobre o meio ambiente, o objetivo é celebrar o Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio.
A Secretaria de Meio Ambiente preparou uma semana especial de exposições e ações educativas voltadas para a importância da conservação da fauna e da flora. As atividades acontecem de 20 a 24 de maio, na praça Dr. Arnolfo Azevedo, das 9h às 12h.
Confira a programação:
20/05 – Segunda-feira
A Secretaria de Meio Ambiente fará uma exposição de sementes e explicará a importância dos vários tipos de dispersão;
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estará presente para falar sobre a Unidade de Conservação Floresta Nacional de Lorena (FLONA);
O corpo de bombeiros falará sobre incêndios florestais e queimadas urbanas, e quais seus impactos na biodiversidade
Haverá exposição de trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos do curso de Biologia do Unifatea no Parque Ecológico do Taboão (Estudo das Galhas) e Potencial de Parque e Unidade de Conservação para Educação Ambiental; estudo de caso realizado no Parque Estadual do Trabiju.
22/05 – Quarta-feira
Haverá apresentação de painéis sobre a fauna do Parque Ecológico do Taboão, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente;
O ICMBio fará a exposição de animais taxidermizados.
O Unifatea mostrará mais um trabalho realizado pela instituição. Dessa vez o estudo é sobre a Avifauna do Parque Ecológico do Taboão.
A Polícia Militar Ambiental explicará sobre a importância da salvaguarda da fauna silvestre.
24/05 – Sexta-feira
As Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente irão falar sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos, além de prestar orientações para castração no Centro de Esterilização Animal (CEA).
DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. A Prefeitura de Lorena convida a família lorenense para participar das atividades e conhecer melhor o que nossa cidade oferece para a preservação do meio ambiente.
“Só uma sociedade bem informada a respeito da riqueza, do valor e da importância da biodiversidade é capaz de preservá-la. Informada, a sociedade saberá o que fazer e o que não fazer. Saberá impedir que aconteçam coisas que ameacem a biodiversidade.” (Washington Novaes, jornalista).
Saiba mais sobre o curso de Biologia: https://unifatea.edu.br/licenciatura/biologia/
UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!
Fonte: Assessoria UNIFATEA