Fala-se de Inteligência Artificial no 4º Comm TalkS, iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com o objetivo de criar uma visão compartilhada da cultura da comunicação, mesmo na diversidade das expressões.
O que é inteligência artificial?
É a simples fundamental pergunta a partir da qual o Prof. Alexandre le Voice Sayad, jornalista, educador e escritor, mestre em “IA e Ética” pela PUC, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutorando em Aprendizagem permanente e Políticas da IA.
Depois de fornecer duas definições retiradas da literatura sobre o tema, o Prof. le Voice Sayad propõe a sua: “A Inteligência Artificial é para mim uma forma de mediação, assim como era a televisão e o rádio, mas temos uma nova forma de mediação para o mundo, naquele sentido de mediação que Marshall McLuhan e outros pensadores nos propuseram há algum tempo”. Uma interação que “tem muitos impactos éticos sobre a nossa vida”.
De fato, “Nenhuma tecnologia é neutra, há sempre a mão do homem na sua criação, em outras palavras, é parcial”. E a partir deste pressuposto devem ser reconhecidos os impactos não só na economia, na política, na sociedade, mas também na educação: “Toda a iniciativa de Dom Bosco e das Irmãs Salesianas em trabalhar sobre a Educação à Comunicação, às Mídias e à Informação, já está nos 50% do caminho para enfrentar a Inteligência Artificial.”
A intervenção do Prof. Alexandre le Voice Sayad oferece uma interessante perspectiva orientada a criar métodos e desenvolver estratégias educativas que ajudem meninos/as e jovens a aproximar-se das mídias com consciência do que está por detrás das operações que realizam diariamente com os seus smartphones e com sentido crítico.
O vídeo do discurso completo está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português, espanhol (nas configurações do YouTube):
Os seminários dirigem-se a todas as Comunidades Educativas e aos interessados, em particular aos jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.
Continuam disponíveis os vídeos anteriores: o 1° CommTalkS intintrodutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola, o 2° con “As perguntas dos jovens sobre o Sínodo”, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia ordinária do Sínodo de outubro de 2023, responde às perguntas dos jovens das Inspetorias do mundo, o 3º com a intervenção do Prof. Inácio Aguaded, Docente da Universidade de Huelva, Espanha, sobre Educação às mídias e à Informação.