Menu Principal

BLOG

1º Encontro das Orientadoras Educacionais BAP: Sonhar, Esperançar e (Res)significar a Missão Educativa Salesiana

As Orientadoras Educacionais das escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) participaram de um encontro formativo na sede inspetorial, em São Paulo. Aproximadamente 35 profissionais estiveram no evento, realizado nos dias 15 e 16 de agosto.

Os principais objetivos da proposta formativa foram contemplados no próprio tema: “S.E.R.: Sonhar, Esperançar e Ressignificar a missão educativa salesiana”, elaborado a partir da escuta cuidadosa realizada por meio perguntas intencionais respondidas pelas participantes antes do encontro.

No primeiro dia, Irmã Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da BAP e Coordenadora Nacional do Comitê das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) acolheu afetuosamente as participantes. Em seguida, Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano, Diretora Presidente da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP) e Coordenadora do Âmbito da Pastoral Juvenil da BAP, conduziu um momento orante teológico-artístico, que contou com a participação de Meily Cassemiro Santos, Gestora Pedagógica da AEISSP, que narrou a história interativa “As cores do jardineiro”. Em sintonia, todas distribuíram abraços de boas-vindas e cantaram as canções: “Vibração” e “A cor de Deus”. Além disso, criativamente anunciaram “gritos de paz” pelos canteiros do colorido “jardim” formado no “Espaço Jovem”, local da sede da BAP onde aconteceu o encontro. Em seguida, todas tiveram a oportunidade de se apresentar em uma grande ciranda de canções brincantes, relacionando a primeira letra de seus nomes com uma emoção/sentimento.

Para potencializar os diálogos, mobilizar as partilhas e promover a aproximação das realidades vivenciadas no dia a dia escolar, os assuntos tratados nesse dia foram:

“PDI/PEI: como estamos documentando os processos da inclusão escolar?” e “Práticas exitosas para compartilhar sobre: planilhas de acompanhamento, ações em parceria com a Pastoral e Projetos como escola (Educação Socioemocional, Bullying/Cyberbullying, Comunicação Não-Violenta, Educação para Paz…), com ministração e mediação de Meily Cassemiro Santos.

“Educação Socioemocional: por que escolher a Salesianidade para cuidar das emoções?”, com ministração e mediação de Anderson Leal, Gestor Educacional Nacional das escolas da RSB.

Ao final do dia, todas participaram de um agradável momento de convivência e construção de vínculos.

O segundo dia teve início com a presença de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, e Irmã Teresa Cristina, que acolheram com alegria as Orientadoras Educacionais, rezando e celebrando o aniversário de nascimento de Dom Bosco.

Os assuntos contemplados na programação foram:

“Como ser protagonista diante do bullying/cyberbullying na busca da convivência ética?”, com ministração e mediação da Profª Luciene Regina Paulino Tognetta, Professora na Unesp e Coordenadora do “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência”, do respeitado Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), criado em 2005 e vinculado à Unesp e Unicamp, mas com pesquisadores de diferentes universidades públicas e particulares.

“Comunicação não-violenta: o que é e como praticar o “Círculo da Paz” em nossas escolas?”, com ministração e mediação de Rosana Aparecida Fransolin Magri, Educadora de Atendimento Educacional Especializado do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé (PR).

As Orientadoras Educacionais da BAP receberam certificação pelo primeiro grande encontro formativo dedicado exclusivamente para o aprimoramento da prática educativa e avaliaram positivamente as propostas desenvolvidas, expressando toda gratidão pelas significativas vivências, preciosas partilhas e ricos aprendizados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.