Nos dias 13 e 14 de abril, a Casa do Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá (SP), foi palco do 1º Campo de Formação ao Voluntariado, promovido pelo VIDES (Volontariato Internazionale Donna Educazione Sviluppo) da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em parceria com o Âmbito da Pastoral Juvenil. O evento reuniu 15 jovens da região de São Paulo, provenientes do Centro Universitário Teresa D’Avila, Escolas e Obras Sociais da BAP.
A programação teve início no sábado com uma calorosa acolhida dos participantes e uma dinâmica de integração conduzida pela delegada inspetorial do VIDES, Irmã Luana Oliveira. Em seguida, Vera Camerotti, convidada especial e responsável pelo início do VIDES na Inspetoria de São Paulo nos anos 2000, ministrou uma formação sobre o tema “Ser Voluntário VIDES”, compartilhando sua apaixonante visão sobre o projeto e a impactante transformação na sociedade e na vida dos envolvidos. Para enriquecer ainda mais este momento, Irmã Maria Grazia Caputo, fundadora do VIDES no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), participou do encontro por meio de uma videoconferência, compartilhando sua experiência de 25 anos no VIDES, e os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.
A tarde do sábado foi marcada por uma formação sobre o “Oratório Festivo de Dom Bosco”, conduzida pela jovem Vitória Fernanda, preparando os participantes para uma tarde de recreação com crianças do projeto social da Casa do Puríssimo. Posteriormente, Germano Voigtel, coordenador de projetos da instituição, apresentou a missão da ação social salesiana em Guaratinguetá, proporcionando aos jovens uma compreensão mais profunda sobre o significado e a importância dos projetos sociais para a comunidade local.
Após o jantar de confraternização, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre seus sonhos e motivações, conduzidos por Irmã Claudia Regina, que os inspirou a sonhar e a compartilhar suas aspirações. Além disso, os participantes foram conduzidos a olhar e tocar o sonho do outro, para compreenderem que um sonho compartilhado é mais possível de ser realizado. O dia encerrou com uma avaliação positiva dos participantes, seguida de uma oração de agradecimento.
No domingo, sob a orientação da Irmã Teresa Cristina, coordenadora inspetorial da Pastoral Juvenil, os jovens refletiram sobre o seu Projeto Pessoal de Vida, dando continuidade à jornada de autoconhecimento e missão iniciada no dia anterior. Após as reflexões, os participantes se envolveram em uma atividade prática de revitalização do corredor de entrada dos educandos do projeto social, deixando ali sua marca através de um lindo painel de Boas-Vindas e brincadeiras lúdicas pintadas no chão.
Com muita alegria e a certeza de terem acolhido e plantado uma semente de transformação, os participantes encerraram o 1º Campo de Formação VIDES, comprometidos em construir um mundo mais justo e solidário através do voluntariado e do compartilhamento de suas vidas.