De 13 a 19 de junho, a comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de Rio do Sul (SC), recebeu a visita de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) que cumpre agenda na região Sul do Brasil, visitando as presenças das FMA, as comunidades educativas das escolas e as obras sociais.
Vinda de Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, onde visitou o Colégio Auxiliadora, Irmã Alaíde foi recepcionada pela comunidade religiosa e por representantes da comunidade educativa do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) na tarde do dia 13. A visita trouxe muita alegria aos presentes, especialmente às Irmãs idosas que vivem em Rio do Sul.
Durante a semana, a Inspetora também se encontrou com a equipe de gestão do IMA, com colaboradores, estudantes e amigos da instituição.
Um detalhe particular desta visita foi a realização da reunião do Conselho inspetorial em Rio do Sul. A reunião aconteceu nos dias 20 e 21 de junho e foi uma oportunidade para que as Conselheiras da BAP se encontrassem também com as FMA do IMA, visto que algumas, por fatores de idade e de saúde, não conseguem mais viajar para encontros e eventos inspetoriais.
O Conselho inspetorial é formado por 10 Conselheiras que colaboram diretamente com a Inspetora na animação e no governo da BAP. O Conselho se reúne mensalmente de forma presencial, geralmente na sede da Inspetoria, em São Paulo (SP). Em algumas ocasiões, realiza reuniões “itinerantes” para conhecer melhor e com mais propriedade as diferentes realidades inspetoriais, já que, depois da nova configuração (2021), a BAP está presente em cinco estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No domingo, 21 de junho, a comunidade do IMA e o Conselho inspetorial iniciaram a jornada celebrando a Eucaristia na capela da escola. A missa foi presidida pelo padre Marcos Decker, coordenador diocesano da Pastoral, e contou com animação musical de Irmã Aline Leite, o que ajudou a rezar e celebrar bem o mistério eucarístico.
Durante todo o domingo, o Conselho continuou a pauta iniciada no dia anterior, encerrando suas atividades às 17h30, quando proporcionou uma roda de conversa com as FMA do IMA. No encontro, todas as Irmãs puderam expressar seus sentimentos, fazer perguntas e dar seu feedback ao Conselho.
As FMA do IMA destacaram o fato de «as Conselheiras que nunca haviam conhecido as Irmãs desta comunidade, em dois dias conseguiram saber o nome de todas. O que ajudou foi a estratégia de ocuparem sempre um lugar diferente durante as refeições», relatou a cronista da casa, Irmã Lina Mondini. «Foram dias de esforço por parte das Irmãs da casa como das visitas, no sentido de atingir o objetivo deste encontro: conhecimento recíproco», concluiu Irmã Lina.
Outras elogiaram «a ideia genial da Inspetora que foi reunir o Conselho na comunidade das Irmãs idosas, sendo que estas não têm mais condições de viajar e nunca conhecerão as Irmãs que colaboram diretamente com a Inspetora».
A comunidade expressou muitos agradecimentos à Irmã Alaíde por ter presenteado as FMA de Rio do Sul de forma tão significativa. «A partir desta visita inspetorial de oito dias e de mais dois dias com a presença das Conselheiras, nós Irmãs, tão distantes do centro inspetorial, nos sentimos mais unidas, mais Inspetoria Nossa Senhora Aparecida», afirmou uma das integrantes da comunidade.
As Conselheiras também manifestaram sua alegria por poder conhecer a realidade de Rio do Sul e não esconderam a admiração de serem acolhidas por Dom Adalberto Donadelli Júnior, bispo da Diocese de Rio do Sul, que ofereceu hospedagem em sua residência para parte do Conselho inspetorial.
Além disso, destacaram com ênfase o bonito relacionamento que existe entre a direção do IMA e a comunidade das FMA. Angelita Maria Gambeta Stuepp, atual diretora da escola, tem um carinho especial pela comunidade e atribui o êxito da ação educativo-pastoral da instituição à oração e à presença das FMA.
Após a roda de conversa, a comunidade, juntamente com o Conselho inspetorial, realizou um momento de Adoração Eucarística, agradecendo pelos dias de graça e pelo especial carinho de Deus por esta realidade da BAP que é a comunidade FMA de Rio do Sul.
Em seguida, houve um jantar de confraternização e, para encerrar, Irmã Maria Floriani, diretora da comunidade, expressou os agradecimentos à Inspetora e ao Conselho. Em sua fala, Irmã Maria disse o quanto foi importante essa visita: «Nós nos sentimos valorizadas, gostamos muito, mexeu também com a comunidade educativa, que ficou triste porque [a reunião] do Conselho seria no sábado e no domingo. [...] foi muito bom, então só gratidão!». Irmã Maria pediu às Conselheiras para levarem o abraço das FMA de Rio do Sul para as Irmãs de suas comunidades: «E levem o nosso abraço às Irmãs das comunidades. E digam a elas que para nós foi muito importante a vinda de vocês», concluiu Floriani.
Também Irmã Alaíde dirigiu sua mensagem às presentes, destacando o bem que cada Irmã realiza em benefício do Instituto Maria Auxiliadora, mesmo com limitações de idade e saúde, e a presença qualificada junto a estudantes e colaboradores.
«Foi muito bom, assim, a convivência com as Irmãs, convivência também com toda a comunidade educativa... se experimenta um clima de crescimento nos valores, de alegria, de serenidade e de gosto de estar na comunidade educativa. Fiquei realmente feliz. Como o povo, os jovens, as crianças gostam das Irmãs! E as Irmãs têm que se cuidar para não cair, porque as crianças se penduram no pescoço delas, mas elas gostam», disse a Inspetora.
Destacando os sinais de uma comunidade evangelizadora, Irmã Alaíde ainda recordou a importância da oração, que é um testemunho credível dado pelas FMA de Rio do Sul. «Então, eu quero agradecer a todas pela oração que realmente nos sustenta em nossa missão. Agradeço, realmente, mais uma vez tudo e também por acolherem tão bem o Conselho aqui nessa casa», afirmou a Inspetora.
Dirigindo-se às Conselheiras, expressou também sua gratidão e votos de um retorno feliz às suas realidades: «E desejo também que o Conselho retorne com alegria, com o coração cheio de coisas boas, levando também o meu e o nosso abraço para todas as Irmãs das comunidades», concluiu Irmã Alaíde Deretti.
Após o jantar, algumas Conselheiras viajaram, retornando para suas comunidades, e outras fizeram o mesmo na manhã do dia 22 de junho.