São muitas e importantes as mensagens que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, deseja veicular com a Estreia para 2018 sobre o tema: “‘Senhor, dai-me desta água’. Cultivemos a arte de ouvir e acompanhar”. À espera do comentário completo, feito por tradição no fim do ano, o pôster já está à disposição. Abaixo, dez pontos para compreender melhor o significado do pôster:
- Muitos os sedentos, copos e vidas vazias e cansadas, em busca de sentido. Tanta a terra boa e com boa semente à espera de se ‘despertar’ da inexaurível fonte da Vida que brota de Jesus.
- Dom Bosco: pleno da água viva de Jesus e “reservatório” que doa água a todos, sobretudo aos jovens, para que tenham vida, força e esperança.
- A mulher samaritana: estrangeira, rejeitada, confusa, atormentada… Seu encontro com Jesus muda tudo.
- Jesus, fonte de Água Viva.
- Maria Auxiliadora, sempre atenta, adverte maternamente: Fazei o que Jesus vos disser.
- Do lado e do coração de Jesus brota a Água do Amor inexaurível. O encontro com a Samaritana deu-se na mesma hora sexta, hora em que Jesus morreria na cruz e do seu lado perfurado sairia sangue e água.
- Cabe aos adultos colaborar, acompanhar, cultivar.
- Água que dessedenta, irriga; faz germinar as sementes; vivifica e muda o deserto em jardim.
- O Espírito de Deus opera; e doa força de vontade.
- Diversas idades, diferentes experiências, diferentes raças, línguas e culturas, mas idêntica a humanidade, a sede, a intensa alegria ao receber Jesus Água-Viva.
Os artistas
O autor do pôster é o conhecido desenhista espanhol Patxi Velasco Fano, que assina seus trabalhos simplesmente com “Fano”, sobrenome da mãe, que de nome se chama “Fe” (que em espanhol significa “Fé”): “Posso realmente dizer com segurança que que sou ‘filho da Fé’” – comentou brincando ao Boletim Salesiano Italiano.
Casado, pai de três filhos, ensina na escola elementar Nossa Sra. do O, de Málaga, inserida num contexto de marginalização e pobreza, mas cheia de vida, alegria e esperança.
Do desenho global do pôster participaram também o desenhista Mauro Borgatello e a Equipe de Comunicação da Inspetoria da Itália Meridional (IME Comunicação).
Fonte: Boletim Salesiano