Missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Rio do Sul (SC) comemorou o centenário de Irmã Iolandia de Souza, além do jubileu de vida religiosa das Irmãs Maria Neote e Leonida Deretti
Já imaginou chegar aos 100 anos? No dia 10 de outubro, Irmã Iolandia de Souza teve a felicidade de comemorar seu centenário com uma Missa especial, celebrada pelo Bispo da Diocese de Rio do Sul (SC), Dom Adalberto Donadelli Junior, acompanhado do capelão Padre Francisco Lawall e Padre Marcos Decker. A homenagem também contou com a presença de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de Irmã Ivone Ranghetti, Vice-Inspetora, além de outras Irmãs de Porto Alegre, Campos Novos e Itajaí.
Irmã Iolandia nasceu em Canelinha, município de Tijucas (SC) em 10 de outubro de 1924. Seus pais, João Vicente e Julia Maria tiveram 13 filhos. A jovem Iolandia pertencia às Filhas de Maria, em Canelinha, e continuou em Rio do Sul, onde foi presidente da Associação. Muito engajada na Paróquia, foi encaminhada para iniciar a vida Salesiana no Instituto Maria Auxiliadora (IMA). Após o período de formação, em São Paulo, fez os primeiros votos em 1953. Como religiosa sempre disponível, passou por 15 comunidades. Seu refrão era e continua sendo: “Posso ajudar?” e, assim, se dispõe a servir. De acordo com Irmã Maria Floriani, Diretora Institucional do IMA, Iolandia é uma presença leve, tranquila, alegre e sempre unida à comunidade.
Ao comemorar seu centenário, a aniversariante afirma humildemente: “Estou sentindo muita alegria. Não mereço uma festa como essa!” O segredo para chegar aos 100 anos, segundo ela, é receber a graça de Deus. “Eu sempre procuro me manter ocupada, fazendo crochê, ajudando no Terço, fazendo atividades na cozinha da comunidade. Me sinto muito disposta e feliz em poder ajudar”.
E não é que a comunidade teve ainda mais motivos para festejar? Irmã Maria Neote celebrou 80 anos de vida religiosa e Irmã Leonida Deretti, 70 anos dedicados à vida consagrada.
Irmã Maria é um exemplo de vitalidade, aos 101 anos. Boa parte dos 80 anos de vida religiosa, realizou trabalhos na cozinha, além de acompanhar os recreios nas escolas Salesianas por onde passou. “Todos os dias, eu preparei a comida com muito amor e pedia a Deus para que desse a salvação a todas as pessoas que se alimentassem da minha comida. E olha que eu alimentei muita gente! Eu sempre tive uma vida feliz, abençoada por Nossa Senhora. Sinto Ela muito próxima de mim. Agradeço a Deus por esse dia especial, por estar compartilhando essa felicidade com as Irmãs que convivo e com essas pessoas queridas que estão aqui hoje”, comemora.
Nesses 70 anos de vida religiosa, Irmã Leonilda relembra com carinho o tempo que passou nas missões na região do Rio Negro, no Amazonas, onde trabalhou por mais de 30 anos. Outro momento que lembra com saudades é o período que morou em Roma, na Itália, onde pode trabalhar junto com a Ecônoma da Casa Geral das FMA e se encontrar com o Papa João Paulo II. “Tenho muita gratidão a Deus e a Nossa Senhora por tudo o que vivi. Sempre digo que recebi um presente de Deus em me tornar Filha de Maria Auxiliadora (FMA). Trabalhei na Congregação com muita disposição, acordando cedo e me dedicando ao próximo, conforme meus pais me ensinaram”, destaca emocionada.
Depois do almoço comemorativo, houve a inauguração do Solário, um espaço revitalizado para proporcionar uma área de convivência para as Irmãs. A reforma também incluiu três novos quartos com banheiros adaptados, além de uma sala para fisioterapia.
O IMA parabeniza a aniversariante e as jubilandas por essa data especial e se alegra em poder realizar uma obra que vai trazer ainda mais conforto e qualidade de vida para as queridas Irmãs.
Confira aqui o vídeo da comemoração.