Menu Principal

BLOG

Representante FMA na ONU fala sobre Direitos Humanos e Missão Salesiana

A Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Sarah Bawagan Garcia, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. Este ano, durante sua visita ao Brasil para participar do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Sarah concedeu uma entrevista à Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes, sobre sua atuação na ONU, os desafio, as alegrias e sua visão dos movimentos da missão salesiana em prol das juventudes no continente americano.

Confira a entrevista na íntegra:

Ir. Maike: Quais são os seus maiores desafios como representante do Instituto Internacional das Filhas de Maria Auxiliadora e do VIDES à frente do Escritório de Direitos Humanos na ONU? E as maiores alegrias?

Ir. Sarah: O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA), como uma associação religiosa com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), continua comprometido em enfrentar os desafios de defender o direito à educação para todos, promover o empoderamento de crianças, jovens, mulheres e outros setores vulneráveis da sociedade, e preparar defensores locais dos direitos humanos e promotores do bem comum. Embora o processo nem sempre seja simples e fácil, as respostas das Províncias [Inspetorias] FMA são sempre enriquecedoras e inspiradoras, pois realizam essa missão com muita paixão e compaixão, grande solidariedade e trabalho em rede. Estar em contato com as realidades e obras de nossas Irmãs e Comunidades Educativas presentes em 97 países é uma oportunidade de aprender e divulgar as “Boas Novas” de como a vida está sendo gerada de forma carismática e evangélica, como resposta ao clamor das periferias existenciais e geográficas. Só posso ser grata e regozijar-me por tamanha graça e bênção.

Ir. Maike: Como o carisma salesiano orienta as ações do Escritório de Direitos Humanos? É possível conjugar o carisma salesiano e a defesa dos direitos humanos com o ambiente das Nações Unidas?

Ir. Sarah: Os princípios orientadores do Escritório de Direitos Humanos do IIMA baseiam-se no Método Educativo Salesiano, que coloca a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, no centro da ação educacional. Esse é o sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello. De fato, o bem dos jovens e dos grupos vulneráveis está no coração de nossa missão educativa e de nossos esforços. Um dos objetivos do IIMA é traduzir o Sistema Preventivo na linguagem dos direitos humanos. O Escritório implementa o Método Salesiano baseando suas ações na Educação em Direitos Humanos, incorporando-o aos Ensinamentos Sociais da Igreja e ao humanismo cristão. Formar “bons cristãos e honestos cidadãos” de hoje e de amanhã exige que eduquemos todos, especialmente os grupos mais vulneráveis – crianças, jovens, mulheres, incluindo educadores e famílias – para que se tornem conscientes de seus direitos e responsabilidades fundamentais e que sejam capacitados a usar os instrumentos e mecanismos das Nações Unidas para respeitar, defender, promover e realizar seus direitos humanos e os dos outros em níveis local, nacional, regional e internacional. O objetivo do Escritório de Direitos Humanos é educar, formar e capacitar cidadãos com forte compromisso social e político para construir um mundo de paz, justiça, inclusão, solidariedade e fraternidade. O sonho e o plano de Deus para a humanidade são nossa preocupação.

Ir. Maike: Como você avalia a iniciativa do encontro continental da RASS e RSB considerando os desafios atuais enfrentados no mundo para a garantia dos direitos das juventudes?

Ir. Sarah: O Congresso Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos na América é, para nós, Filhas de Maria Auxiliadora Salesianas e Membros da Família Salesiana, uma expressão concreta de sinodalidade e de uma busca aprofundada por uma resposta mais evangélica e carismática ao clamor dos pobres, dos jovens e das comunidades vulneráveis. Seu tema “Sonhando em Rede” destaca de maneira eloquente a capacidade da RASS e da RSB de enfrentar os desafios dos tempos que emergem no coração das obras e serviços sociais salesianos no Continente. A insistência em proteger a dignidade dos seres humanos, garantir seus direitos, especialmente os dos setores mais vulneráveis da sociedade, empoderar os jovens como agentes de transformação social e promover a inclusão de famílias e comunidades vulneráveis e excluídas são um renovado apelo carismático à fidelidade criativa e à vitalidade da novidade evangélica em nossas obras e serviços sociais. A transformação humana e social é, de fato, inseparável dos direitos humanos e da responsabilidade social.
Obrigada, querida Rede Salesiana Brasil, pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo para que “todos tenham vida em plenitude e vida em abundância”. A todos vocês e àqueles que trabalharam nos bastidores, minha mais sincera gratidão. Deus abençoe e multiplique seus dons. Vocês fazem a diferença!

SOBRE IR. SARAH BAWAGAN GARCIA

Sarah Bawagan Garcia, FMA, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. 

Ela recebeu seu Bacharelado em Ciências em Educação Elementar em 1981, pelo Philippine Normal College, e continuou seus estudos na Pontificia Facoltà di Scienze dell’Educazione “Auxilium”, em Roma, por meio de um Bacharelado em Ciências da Educação, em 1986, e um Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Catequese, em 1988. 

Originalmente das Filipinas, Sarah também trabalhou como missionária em Mianmar e Camboja. Por mais de 40 anos, Ir. Sarah tem se dedicado à melhoria da juventude por meio de seu trabalho em diferentes funções. Ela foi professora, diretora de noviças, líder comunitária, Vigária Provincial da Pré-província do Sudeste Asiático, Superiora da Pré-província do Camboja-Mianmar e Provincial das Filipinas e Papua Nova Guiné. Sarah se juntou ao Escritório de Direitos Humanos do IIMA em 2016 e, desde então, tem auxiliado em cursos de treinamento, organizando eventos paralelos e desenvolvendo relatórios relevantes sobre as diferentes questões de interesse do Escritório.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de IIMA Human Rights Office

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.