Menu Principal

BLOG

Projeto inovador e estratégico – Pró-Rede – é apresentado para a Ação Social da BAP

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, aconteceu na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), o primeiro encontro das Obras Sociais do ano vigente. O encontro foi marcado por temas necessários e pertinentes para serem colocados em prática visando a vida e o desenvolvimento das crianças e adolescentes que frequentam as Obras.

A acolhida e abertura do encontro foi feita pela Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, que – por meio de palavras inspiradoras e marcantes – explicitou aos quase 30 participantes a importância deste momento de renovação e resgate carismático.

No primeiro dia, a vivência foi enriquecida pela mediação da Irmã Silvia A. Silva, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB) que, no primeiro momento, trouxe aos participantes uma visão geral da Ação Social da RSB, contando sobre todo o seu histórico e visão para construção de uma rede de atuação visando o social, sendo este momento essencial para os novos ingressantes na equipe e também um resgate para aqueles que já participam deste trabalho. Vale ressaltar a apresentação dos compromissos fundamentais, baseados nos princípios da espiritualidade salesiana, orientada por São João Bosco e Santa Maria D. Mazzarello na missão de promover a educação integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em um segundo momento, Irmã Silvia conduziu a apresentação do Pró-Rede, um projeto inovador e estratégico voltado para o fortalecimento carismático e o desenvolvimento institucional das Obras Sociais Salesianas. Projeto este que estará presente em todas as Obras da BAP no decorrer dos próximos meses. Essa iniciativa tem como principal objetivo capacitar e instrumentalizar as presenças de Ação Social no âmbito salesiano, promovendo maior autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e aprimoramento da capacidade de entrega dos serviços característicos dessa missão.

O Pró-Rede se destaca por ser um conjunto estruturado de ações sistemáticas, desenvolvidas e implementadas pela Rede Salesiana Brasil em parceria com uma equipe de assessoria especializada. Sua abordagem busca alinhar as práticas administrativas e operacionais das Obras Sociais às demandas contemporâneas, sem perder de vista o carisma salesiano que sustenta a missão educativa e social. Dessa forma, o projeto representa um impulso significativo para a sustentabilidade e a expansão das atividades, fortalecendo o impacto positivo junto às comunidades atendidas.

Essa vivência proporcionou aos participantes uma visão clara e estratégica sobre o Pró-Rede, evidenciando seu papel como uma ferramenta essencial para a continuidade e o crescimento das Obras Sociais da BAP, sempre em sintonia com os valores e a tradição que inspiram a missão salesiana.

O segundo dia do encontro foi marcado pela apresentação da Proposta de Projeto Educativo-Pastoral feito por Rose Gomes, Coordenadora Inspetorial da Ação Social, destacando a temática da Comunicação não-violenta (CNV), Círculos Restaurativos e Círculos de Construção de Paz. Estas abordagens, complementares entre si, promovem o diálogo, a resolução de conflitos e o fortalecimento de relacionamentos saudáveis. Cada uma dessas temáticas tem suas especificidades e pode ser aplicada em diversos contextos, como escolas, comunidades, famílias e organizações sociais.

A CNV é a base comunicacional que facilita os diálogos nos Círculos Restaurativos e de Construção de Paz. Os Círculos Restaurativos focam na resolução de conflitos e reparação, enquanto os Círculos de Construção de Paz são mais preventivos, buscando criar uma cultura de paz e entendimento mútuo. Todas essas práticas compartilham valores como empatia, escuta ativa, responsabilidade e respeito. Essas abordagens, juntas, são ferramentas poderosas para a transformação de conflitos em oportunidades de crescimento e reconexão, promovendo ambientes mais justos, inclusivos e pacíficos.

O encontro foi concluído com a presença marcante de Irmã Alaíde, que esteve presente integralmente durante os dois dias. Em seu depoimento final, ela ressaltou, mais uma vez, a importância das propostas apresentadas, enfatizando a adesão eficaz e acolhedora de todos aos projetos discutidos.

Segundo Germano V. O., Coordenador de Projetos da Casa do Puríssimo Coração de Maria, de Guaratinguetá (SP), as palavras de Irmã Alaíde «reforçaram o compromisso coletivo com a transformação social e a construção de vínculos que fortalecem nossa missão. Esse momento nos convidou a seguir adiante, colocando em prática cada uma das iniciativas com entusiasmo, empatia e a certeza de que juntos somos mais fortes».

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.