Nos dias 11 e 12 de novembro, aconteceu na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, a última reunião anual do Âmbito da Pastoral Juvenil com os Coordenadores locais de Pastoral de toda a BAP.
A manhã do dia 11 foi de encontro com as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) atuantes na Pastoral das diferentes comunidades educativas. O encontro teve início com uma oração que recordou a abertura do triênio em preparação aos 150 anos da primeira Expedição Missionária das FMA. As Irmãs foram acolhidas para mais este encontro, conduzido pela Coordenadora do Âmbito da Pastoral Juvenil, Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano.
Elas vivenciaram momentos de partilha e reflexão a partir de um “jogo de tabuleiro”, no qual as presenças avançavam em perguntas e propostas a partir de temas fundamentais para a Pastoral Juvenil. Foram muitas as contribuições e resoluções para a continuidade dos trabalhos e o planejamento do próximo ano.
No período da tarde, foram acolhidos os leigos que são Coordenadores da Pastoral nas comunidades, que muito somaram com sua presença. Com eles, deu-se continuidade ao caminho iniciado de manhã, e muitas foram as contribuições da equipe que compartilhou estratégias e propostas para seguir buscando, juntos, aperfeiçoar os percursos e critérios das ações da Pastoral, sonhando juntos uma pastoral cada vez mais orgânica, integrada, missionária e vocacional.
Já no dia 12, os trabalhos tiveram início com as palavras de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP. Em sua reflexão, Irmã Alaíde recordou quatro pontos essenciais da Pastoral:
“A beleza da pastoral: é preciso tocar o coração das pessoas, da comunidade. A beleza é a expressão visível do bem. Ao evangelizar somos chamados a refletir esta beleza divina.”
“A importância do encontro: a pastoral é um convite ao encontro, que provoca a necessidade do encontro. É na relação com o outro que a beleza da evangelização se torna palpável.”
“A arte e criatividade da pastoral: esta arte é uma expressão de fé, e desempenha um papel fundamental. Há sempre uma intenção, a necessidade de provocar o encontro.”
“Colaboradores na construção do reino: na pastoral, participamos da construção do reino dos céus entre nós. Somos portadores da beleza que transforma e evangeliza.”
Irmã Alaíde encerrou sua fala desejando que “continuemos a caminhar com esta audácia alegre e contagiante, inspirados pela figura do Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas, em uma expressão genuína da Amorevolezza”.
Em seguida, o grupo teve conhecimento da síntese da avaliação da Assembleia dos Jovens, realizada no dia 20 de outubro. A programação continuou com a partilha das referentes das áreas da Pastoral Juvenil: VIDES, Escolas, Obras Sociais, Animação Vocacional e Missão, que colocaram para o grupo todo o caminho realizado em 2024 e os planejamentos para o próximo ano.
Ao final do encontro, o grupo realizou o envio do jovem Lucas, atualmente Coordenador de Pastoral do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul (SC), para sua caminhada vocacional. Em 2025, Lucas vai iniciar o período formativo com os Salesianos de Dom Bosco, em Joinville (SC).
O grupo também recebeu das mãos da Coordenadora inspetorial um símbolo do trabalho de 2024 e do caminho que todos desejam continuar trilhando em 2025, recordando a celebração do bicentenário do sonho dos 9 anos de Dom Bosco e o impulso a continuar sonhando e tornando esse caminho uma realidade.
Com muita alegria, resoluções e sonhos na bagagem, os participantes encerraram assim mais um ano de trabalho, na certeza de que em unidade todos se tornam mais fortes em uma missão sempre desafiadora, mas cheia de inovação e entusiasmo!