É tempo de reavivar o fogo é o lema que acompanhará as celebrações do Triênio em preparação ao 150º aniversário da primeira expedição missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (14 de novembro de 1877). A escolha do logotipo, entre as 39 propostas em concurso, recaiu sobre aquela realizada por Valentina Calabrese, Gaia Greco, Angélica Buanne, Ilaria Fara, FMA, Anna Maria Spina, FMA, Gabriel Maria Calabrese, SDB, um grupo de animação missionária da Itália Central.
A Comissão de avaliação, constituída por FMA, leigos e jovens, expressa a sincera gratidão a todos os participantes pelos trabalhos, muito apreciados, recebidos de diversas partes do mundo, que manifestam uma nítida sensibilidade missionária e um grande senso de pertença ao Instituto, unido a habilidades e competências artísticas.
Maria Auxiliadora: a figura de Maria escolhida para este logotipo é a da Auxiliadora “roubada” da sacristia de Valdocco e presenteada por Dom Cagliero às primeiras missionárias no dia da partida. É a presença de “Maria Auxiliadora, que tem entre os braços um gracioso Menino sorridente […] Dom Bosco o abençoou e o envia às missionárias: “Levai-o, e que Nossa Senhora vos abençoe e vos acompanhe na longa viagem”. (Cronistória, vol. 2, 288). Maria e Jesus, portanto, tornam-se no logotipo os companheiros de viagem que protegem e guardam cada missão.
O navio: reproduz de forma estilizada a embarcação que se vê na foto da primeira expedição missionária. Aquele enorme navio, que em meio ao mar se perderá de vista para chegar a terras distantes e levar à América também o carisma salesiano no feminino.
As escotilhas do navio: são uma referência ao navio, mas em seu número recordam os cinco continentes em que hoje estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, recordam a coroa do Rosário, oração quotidiana e que nunca falta para cada FMA.
A cruz: ergue-se altíssima sobre o navio para recordar o sacrifício a que se assemelham as missionárias na sua partida, sacrifício vivido em cada missão, sacrifício necessário para que ela se torne fecunda.
As primeiras seis missionárias: as seis figuras sobre o navio estão próximas entre elas e envoltas pela sombra de Maria, que as acompanha. Formam um único elemento – a comunidade – e, na diversidade de altura e de forma, reproduzem a silhueta de um fogo, evidência do Espírito que acompanha e inspira o sonho missionário das FMA, mas também sinal que recorda o fogo do amor de Deus que Madre Mazzarello convida a manter vivo.
O círculo que delimita o logotipo: o logotipo está inscrito em um círculo que envolve o desenho. Esta não é apenas uma escolha estilística que confere compatibilidade ao logotipo, mas a dinâmica da linha recorda o dinamismo missionário da Congregação no mundo e dá forma a uma auréola, sinal da santidade do quotidiano levada além do oceano pelos missionárias.
No dia 14 de novembro de 2024, com transmissão ao vivo da Casa geral do Instituto das FMA em Roma, Madre Chiara Cazzuola abrirá oficialmente o Triênio de preparação ao 150º aniversário (1877-2027) da primeira expedição missionária ao Uruguai .