Menu Principal

BLOG

Irmã Salesiana faz Profissão Perpétua no Instituto das FMA

No dia 19 de janeiro, num dia de sol escaldante e belo, na comunidade Santa Teresa (Salesianas Eventos e Hospedagem), em Porto Alegre (RS), a jovem Eudenice da Luz Maia pronunciou os seus Votos Perpétuos no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Com os Votos Perpétuos, Irmã Eudenice tornou-se FMA para sempre!

A celebração, em tom muito familiar, reuniu familiares de Irmã Eudenice, membros da Família Salesiana, representantes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), amigos e conhecidos da comunidade local.

O lema escolhido por Irmã Eudenice para viver esse momento significativo da sua vida foi «Eu vi o Senhor», retirado do Evangelho de São João (20,18). Assim como Maria Madalena, ela também experimentou o encontro transformador com Cristo ressuscitado e se deixou inspirar por Santa Maria Domingas Mazzarello e por São João Bosco, pelo jeito como eles viveram esse encontro com Jesus, servindo a juventude, especialmente a mais empobrecida e vulnerável.

A celebração foi presidida pelo Padre Ademir Ricardo Cwendrych – SDB, Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, e concelebrada pelos Padres Gilson Marcos da Silva – SDB e João Almendra, diocesano, responsável pela ALUZA – Associação Luz da Aurora, de Porto Alegre.

Irmã Eudenice fez seus Votos Perpétuos nas mãos de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP e representante da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola, acompanhada das testemunhas: Irmã Helena Gesser e Irmã Lucia Nair Tironi.

Foi bastante significativo para toda a BAP ver uma Irmã jovem emitir os Votos Perpétuos neste Ano Jubilar. Como Peregrina de Esperança, percorrendo caminhos de muitas possibilidades de crescimento e de luz, Irmã Eudenice chegou entusiasmada à sua Profissão Perpétua. Em sua caminhada vocacional, foram muitas pessoas das quais Deus se serviu para mediar o seu encontro pessoal com Cristo, e foi com o coração pleno de gratidão que Irmã Eudenice, recolhendo e reconhecendo cada dom recebido, manifestou no final da Celebração Eucarística o seu hino de ação de graças a Deus, pois o seu amor é para sempre:

«Dar graças ao Senhor porque Ele é bom, misericordioso e caminha comigo. Ao longo desses seis anos vivenciando o meu “sim”, um “sim” que começou quando saí da minha casa, no interior do Paraná, e comecei a trilhar meus caminhos como formanda e, depois, como uma FMA.

Dar graças ao Senhor porque Ele é bom e colocou tantas pessoas inspiradoras em meu caminho, que me ajudaram a continuar dando passos.

Dar graças ao Senhor por suscitar em Dom Bosco e Madre Mazzarello o sonho salesiano e, hoje, me chamar para ser continuadora desse sonho.

Dar graças ao Senhor pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, de modo especial à Madre Chiara, que continua sendo Madre Mazzarello viva entre nós.

Dar graças ao Senhor pela minha família, solo sagrado onde aprendi a ser: irmã, amiga, filha, educadora, comunidade. De modo especial, dar graças ao Senhor pelos meus pais, que semearam em meu coração a semente da fé.

Dar graças ao Senhor por cada um de vocês aqui presentes, aqueles que vieram de longe ou de perto, e também por aqueles que estão em comunhão, acompanhando pelas redes sociais. Vocês fazem minha vida mais feliz. Obrigada por serem a luz de Jesus em meu caminho.»

A Celebração Eucarística foi transmitida pelo Youtube, no Canal da BAP, a fim de que as 24 comunidades religiosas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida pudessem acompanhar e prestigiar este momento, dando total apoio à Neoperpétua.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Ecos da Assembleia BAP

«Bom dia, Ir. Alaíde e todas as Irmãs envolvidas na organização da Assembleia. Àquelas que deram suporte nos bastidores, quanto trabalho! nosso muito obrigada. Foi

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.