Nos dias 6 e 7 de fevereiro, as equipes de colaboradores de todas as Obras Sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, se reuniram em formato online para o EFOS – Encontro Formativo das Obras Sociais 2025. O evento foi planejado para promover a sinodalidade e a partilha entre as 11 comunidades educativas, voltadas para o Social, presentes nos cinco estados onde a BAP atua: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os participantes foram acolhidos pela Rose Gomes, Coordenadora inspetorial da Ação Social, e a abertura ficou por conta da Irmã Mirian Angélica L. dos Santos, referente do Social junto ao Conselho Inspetorial, que compartilhou uma mensagem inspiradora da Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, destacando que «as Obras Sociais são uma verdadeira PROFECIA».
O primeiro dia teve início com um momento de oração sobre o Ano Jubilar, convidando todos a serem Peregrinos de Esperança. O momento foi conduzido pelo Centro Comunitário Oscar Romero, Obra Social localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo. Registrou-se também a presença da Coordenadora inspetorial de Pastoral, Irmã Teresa Cristiana Domiciano, que reforçou «a importância de abrir, antes de tudo, a “porta santa” dos nossos próprios corações». O tema central do dia foi sobre a Estreia 2025 – “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens” – conduzido por Isadora, assessora inspetorial da Pastoral. A atividade contou com a participação ativa das equipes e a criação de um mural interativo entre as comunidades educativas.
No segundo dia, a “Oração pela Paz” foi conduzida pelo Lar Padre Jacó, Obra Social localizada na cidade de Itajaí (SC). Esse momento forte e significativo envolveu os participantes de maneira especial. Em seguida, Irmã Mirian e Rose Gomes apresentaram o Plano Inspetorial Unificado e explicaram as fases do projeto Pró-Rede que será desenvolvido em todas as Obras Sociais da BAP. Além disso, abordaram o caminho formativo da Inspetoria na construção da cultura de paz, por meio da Comunicação Não-Violenta, dos Círculos de Construção de Paz, dos Círculos Restaurativos e da Justiça Restaurativa (quando aplicável), detalhando cada um desses aspectos para melhor compreensão de todos.
«Momentos como o EFOS nos conectam à essência da missão salesiana e reforçam o nosso compromisso de ser presença viva em cada território onde atuamos. Mais do que as distâncias que nos separam, o que realmente nos une são os ideais e o amor pela juventude», declarou Viviane, uma das participantes.

