Menu Principal

BLOG

Hospital Auxiliadora abre Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINCo) e (UCINCa)

As unidades representam um marco no atendimento materno-infantil da região, reforçando o suporte especializado para recém-nascidos que necessitam de cuidados intermediários

Com o objetivo de oferecer cuidados de excelência à linha materno infantil, em específico: maternidade, pediatria, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e em processo, a construção do banco de leite, o Hospital Auxiliadora que faz parte da iniciativa da Organização Mundial da Saúde – OMS “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, que reconhece hospitais que apoiam o aleitamento materno e promovem o cuidado humanizado à mãe e ao recém-nascido, anunciou na última quinta-feira, 02 de janeiro, uma equipe multidisciplinar especializada, para atender a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa).

A UCINCo foi projetada para atender recém-nascidos que não demandam internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) mas ainda requerem monitoramento contínuo e tratamento especializado. De acordo com o diretor geral do HNSA, Marco Calderon, a nova unidade possui tecnologia de ponta, ambiente acolhedor e equipe multidisciplinar altamente capacitada, incluindo: pediatras, neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas especializados. “Graças ao empenho de todos, do Governo do Estado, Promotoria, Administração Municipal, das Irmãs, da Direção, dos médicos e colaboradores, a construção da linha materno-infantil está se consolidando cada vez mais em nosso hospital, primeiro trouxemos a UTI Neonatal com 10 leitos, em setembro de 2022, por intermédio do secretário de saúde do Estado na época, hoje deputado federal, Dr. Gerado Resende, que possibilitou o recurso para manter estes 10 leitos de UTI, e hoje, novamente o Estado contemplando o HNSA, com o então secretário de saúde, Dr. Maurício Simões, possibilitando o recurso para o funcionamento da UCINCo, com 10 leitos e UCINCa, 2 leitos. O Governo do Estado buscou esse entendimento juntamente com a promotoria, a necessidade de uma Linha Materno Infantil por completo no Hospital Auxiliadora, trazendo mais dimensionamento de pacientes do Estado que serão encaminhados para o Hospital”. E completou: “Tivemos o cuidado de preparar a estrutura física e também de profissionais para estar tudo pronto para abrirmos neste dia 02 de janeiro. O Hospital Auxiliadora não mede esforços para construir algo inovador que traga sempre a melhor qualidade no atendimento, principalmente para as mamães e aos recém nascidos na região, por isso investe em equipamentos, área técnica, equipe multidisciplinar, exames de diagnóstico e profissionais especializados complementares ao serviço de neonatal”, explicou.

Hoje, o Hospital conta com uma equipe completa em sua linha materno-infantil, são 2 médicos obstetras presenciais 24 horas, todos os dias, 3 equipes de pediatras, 2 cirurgiões pediátricos, 1 neuropediatra, além de uma equipe de enfermagem especializada para dar todo o suporte. O diretor geral afirma que o próximo passo é trazer o banco de leite para melhorar ainda mais o desenvolvimento das crianças ao nascer e ser acompanhada após o nascimento até a alta segura. “Estamos construindo uma linha materno infantil modelo para o Estado. Com grande esforço essa estrutura trará mais segurança para profissionais e familiares com processo completo. Foi um grande investimento que fizemos para o atendimento com excelência a nossa população que poderá contar com este novo serviço oferecido pelo nosso Hospital”, concluiu.

Estrutura e Capacidade

A UCINCo tem a capacidade para atender até 10 bebês simultaneamente, a unidade também conta com 2 leitos UCINCa, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru. “Estamos proporcionando um ambiente hospitalar que acolhe recém-nascidos e suas mães, permitindo o contato pele a pele entre os dois. O objetivo é aproximar e fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, além de preparar a família para a convivência diária com o recém-nascido”, explicou a gerente da linha materno e infantil, Thieise Machado.

A partir da próxima segunda-feira, 6 de janeiro, os leitos também serão gerenciados pelo Core municipal e estadual.

A Unidade conta com equipamentos modernos e recursos avançados, garantindo segurança e conforto aos pequenos pacientes. O ambiente foi cuidadosamente planejado para proporcionar tranquilidade às famílias, que agora podem contar com um espaço dedicado ao cuidado neonatal especializado.

Benefícios para a Comunidade

A nova unidade reforça o papel do Hospital Auxiliadora como referência em saúde na macrorregião da Costa Leste do Estado, além de reduzir a necessidade de transferências para a capital, a UCINCo irá absorver pacientes de outras cidades do Estado e irá contribuir para a diminuição da mortalidade neonatal, oferecendo apoio fundamental às famílias com respaldo de uma equipe multidisciplinar altamente especializada.

UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional):

– Destinada a recém-nascidos que não necessitam de cuidados intensivos, mas ainda precisam de suporte clínico contínuo.
– Atende bebês estáveis que estão em processo de transição para alta ou que necessitam de monitoramento, como aqueles que nasceram prematuros, têm baixo peso ou precisam de oxigenoterapia leve.
– O ambiente é menos complexo em comparação à UTI Neonatal, mas ainda equipado com tecnologia e equipe especializada para monitorar o desenvolvimento do bebê.

UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru):

– Voltada para a implementação do Método Canguru, que promove o contato pele a pele entre mãe (ou pai) e bebê.
– Indicado para recém-nascidos que precisam de estímulo ao vínculo familiar e de suporte clínico moderado.
– O método é amplamente reconhecido por seus benefícios para o desenvolvimento do bebê, como regulação térmica, ganho de peso e estabilização emocional.

Fonte: HNSA Três Lagoas – MS

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.