Menu Principal

BLOG

Guarapuava, a “Pérola do Oeste”, acolhe a Conselheira Visitadora Irmã Paola Battagliola

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, a comunidade Nossa Senhora das Graças – Instituto de Ação Social João Paulo II, de Guarapuava (PR), teve a imensa alegria de receber a Conselheira Geral do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Paola Battagliola que, em contato com a comunidade, expressou grande alegria pela oportunidade:  «Venho visitar-vos como uma luz, venho ao encontro de vossa cotidianidade, chamando-as para se tornarem um lugar de encontro e de dom».

A equipe educativo-pastoral recebeu Irmã Paola com cartazes de boas-vindas e painel de fotos para demonstrar as atividades realizadas nos projetos, e com uma singela e emocionante apresentação de dança e música que evidenciou o amor, o carinho, a felicidade e o carisma salesiano do Instituto. A música da dança foi “Anima Canto Salesiano”, com a coreografia feita pelos educandos do projeto Liga Flashback Kids. Irmã Paola elogiou a dança e os educadores que conduziram a apresentação.

 Em uma roda de conversa descontraída, contou um pouco sobre sua vida, onde mora, o que faz e falou sobre sonhos: os sonhos movem a vida. Com palavras de entusiasmo, ela motivou a todos, falando de projeto de vida, de superação das dificuldades e incentivou os presentes a sonhar e agir, a planejar e executar, e – em hipótese alguma – desistir! Irmã Paola conversou com as usuárias do Projeto MARIAS, que acontece toda sexta-feira e é formado por mulheres que são mães, tias, avós das crianças e adolescentes atendidas, e da comunidade. Com palavras motivadoras, incentivou a continuarem no projeto, buscando aprendizado, conhecimento, independentemente da idade que tenham. E ainda, como o conhecimento adquirido por elas no Instituto pode transformar a vida de seus familiares.

Irmã Paola se reuniu com os educadores e as Irmãs. Muito atenciosa ouviu todos, quis saber o que cada um faz na obra, sua função e quanto tempo está trabalhando no Instituto. Perguntou também sobre quais projetos estão sendo desenvolvidos, como é feita a captação de recursos, como acontece o acompanhamento das famílias dos educandos. Ela se mostrou interessada pela obra social. Incentivou e motivou o trabalho da equipe, que deve ser feito de forma sinodal, em atitude de escuta, de acolhida, de presença salesiana, alegre, com carinho e amor. Para encerrar esse momento tão significativo, a equipe deu uma lembrança religiosa a ela, e receberam um broche com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco para proteger cada um.

Irmã Paola, na comunidade religiosa, teve um encontro pessoal de partilha de vida e troca de experiências com cada irmã, vivendo um momento forte de oração por meio da Lectio Divina, na qual foi refletido sobre o texto bíblico das Bodas de Caná.

Participou de Celebrações Eucarísticas na Catedral Nossa Senhora do Belém, na Comunidade Santa Rita e, no domingo 21 de abril, Dia Mundial das Vocações, na Paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlos Acutis, que é a comunidade da qual o Instituto faz parte. Além disso, esteve com os Aspirantes a Salesianos Cooperadores que relataram a experiência vivenciada na missão e o desejo de se tornarem parte da Família Salesiana para levar em frente o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, aprofundando a espiritualidade salesiana e colocando-se a serviço das juventudes.

Outro momento significativo, foi o encontro com as jovens vocacionadas, com escuta e partilha do carisma no mundo e sua própria história vocacional. Conheceu também a comunidade dos Salesianos. Encontrou-se com o Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, que evidenciou estar contente com a presença das Irmãs e o serviço que prestam na dimensão evangelizadora na Paróquia e na diocese. Irmã Paola também passeou pela cidade junto com as Irmãs e conheceu o bairro planejado “Cidade dos Lagos”.

Na conclusão de sua visita, Irmã Paola apresentou às Irmãs o ícone refletido no Conselho Geral e realizou a leitura do relatório final da visita. Elogiou a obra e as atividades desenvolvidas. Após deixar Guarapuava, Irmã Paola viajou para Cambé, a fim de realizar a visita no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora daquela cidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Origem da festa do Carnaval

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.