Menu Principal

BLOG

Fé e Devoção marcam a Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Guaratinguetá

A Casa do Puríssimo Coração de Maria, situada em Guaratinguetá (SP), celebrou o Tríduo e a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, reunindo muitos fiéis em momentos de oração, reflexão e confraternização. A festividade, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de fevereiro, teve como tema: “Com Maria, somos peregrinos de Esperança” e reforçou a devoção à Virgem de Lourdes, cuja história está profundamente enraizada na tradição local.

Um lugar de graça e milagres

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, de Guaratinguetá, localizada a apenas 15 minutos do Santuário Nacional de Aparecida, foi construída em 1921 por Monsenhor João Filippo, junto à Casa do Puríssimo Coração de Maria, destinada a acolher meninas órfãs e ambas entregue aos cuidados das Filhas de Maria Auxiliadora. Inspirado por sua fé e devoção a Nossa Senhora, em uma visita à Gruta de Massabielle, na França, Monsenhor Filippo trouxe cinco pedras do local sagrado europeu, depositando-as em um reservatório por onde passa a água que jorra na bica da Gruta, com o desejo de que o povo de Guaratinguetá tivesse acesso a milagres que aconteciam por intercessão de Maria. Com o passar dos anos, o espaço tornou-se um ponto de peregrinação, recebendo romeiros de todo o Brasil em busca de bênçãos e curas. Em 2008, a Gruta foi eleita, por voto popular, como uma das 7 Maravilhas de Guaratinguetá.

Celebrações de fé e esperança

O tríduo festivo teve início no dia 8 de fevereiro, com a celebração presidida pelo Padre Edson Odaguiri, capelão militar da FAB. Antes da Eucaristia, o sacerdote conduziu um momento Mariano especial de reflexão sobre as aparições de Nossa Senhora de Lourdes. Após a missa, aconteceu a bênção dos doentes, a consagração a Nossa Senhora na Gruta e uma procissão em direção ao pátio interno da Casa do Puríssimo, onde os fiéis participaram de uma animada quermesse em prol do Projeto Social da instituição.

No domingo, 9 de fevereiro, a celebração foi presidida pelo Padre Ferdinando Mancilho, C.Ss.R. O momento de fé foi seguido por uma procissão luminosa até o pátio interno da Casa, encerrando-se com a bênção dos doentes e a bênção final.

O terceiro dia do tríduo, marcado pela espiritualidade mariana, contou com a condução do Padre Amauri Gaioso e de um grupo de canto que elevou os corações dos fiéis ao rezar solenemente o Ofício da Imaculada de forma cantada. Em seguida, o sacerdote realizou a bênção do Santíssimo Sacramento, conduzindo uma procissão até a Gruta, onde foi dada a bênção aos enfermos e a consagração a Nossa Senhora.

A solenidade do dia 11 de fevereiro

O grande dia da Festa de Nossa Senhora de Lourdes foi celebrado com uma solene Eucaristia presidida pelo Padre Reinaldo Beijamin, C.Ss.R. Durante a homilia, o sacerdote destacou o papel de Maria na história da salvação e a atualidade de sua mensagem deixada em Lourdes. Ao final da missa, os fiéis participaram da bênção dos doentes e da consagração a Nossa Senhora na Gruta. A celebração encerrou-se com uma procissão e a bênção final no pátio interno da Casa.

Após os atos litúrgicos, a comunidade desfrutou de um ambiente acolhedor, com música ao vivo, quermesse e a tradicional distribuição do bolo de Nossa Senhora de Lourdes, fortalecendo o espírito de fraternidade entre os devotos de Nossa Senhora.

Um tempo de renovação espiritual

Segundo Irmã Luana Oliveira, coordenadora do evento, «a Festa de Nossa Senhora de Lourdes foi um verdadeiro tempo de graça e reavivamento da fé, reunindo devotos em uma caminhada de esperança e devoção».

A Casa do Puríssimo Coração de Maria expressa sua gratidão a todos que participaram e contribuíram para a realização deste momento de fé e comunhão. «Que Nossa Senhora de Lourdes continue a interceder por todos, derramando bênçãos e fortalecendo a caminhada de cada peregrino que visita este sagrado lugar», concluiu Irmã Luana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.