Hoje, 2 de novembro, em comunhão com a Igreja Católica que celebra a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, um grupo da Família Salesiana se reuniu às 8h, na capela do Colégio de Santa Inês, sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, para a Celebração Eucarística.
A Eucaristia foi presidida pelo Salesiano Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, e concelebrada pelos Salesianos Padre Claudio Motta e Padre Tiago Eliomar.
Participaram também da celebração outros membros da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), estudantes de Teologia, e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), representando as comunidades da Casa Inspetorial, do INSA-Belém, do Recanto da Cruz Grande, de Itapevi (SP) e da Casa Santa Teresa, de Porto Alegre (RS). Também esteve presente a jovem Isadora, que está fazendo um período de discernimento vocacional com as FMA de Itapevi.
Na homilia, Padre Alexandre falou sobre o significado deste dia e sobre a dimensão da vida eterna. Recordou a visita do Papa Francisco, na manhã deste sábado, ao “Jardim dos Anjos”, no Cemitério Laurentino de Roma. O “Jardim dos Anjos” é uma área dedicada ao sepultamento de crianças que não nasceram ou que faleceram muito pequenas. Ali o Papa rezou fazendo um momento prolongado de silêncio.
Padre Alexandre afirmou que «diante do mistério, o silêncio grita». Convidou os presentes a viverem neste dia um momento de silêncio em oração pelos falecidos. Destacou que é importante «pensar no dia em que o Senhor fizer o último chamado a cada um de nós», porque há uma tendência a não pensar no dia da própria morte, achando que se vai viver para sempre ou acreditando que «este dia ainda vai demorar para chegar».
Após a celebração, houve um momento de confraternização entre os presentes, com a partilha do pão e do café. Em seguida, alguns representantes dos SDB e das FMA foram até o Cemitério do Araçá (Necrópole do Santíssimo Sacramento) para um momento de oração e visita ao Jazido onde estão sepultados diversos Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora.
Segundo Irmã Lucia Jacinta que participou da celebração, «tudo é um mistério, especialmente a plenitude… O dia de Finados é um dia especial para agradecermos “silenciados”».
A principal intenção da Eucaristia foi celebrar a memória dos fiéis defuntos SDB e FMA, familiares, amigos e benfeitores.
Foto: Padre Tiago Eliomar
Fotos: Ir. Metka K.