Leonardo fez sua Primeira Profissão Religiosa no dia 31 de janeiro, em evento presidido pelo Reitor-Mor e Cardeal Ángel Fernández Artime.
O despertar pela vocação religiosa aconteceu no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), localizado na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina (SC), enquanto Leonardo era aluno da instituição. Sua participação nos Grupos da AJS – Articulação da Juventude Salesiana – e no acompanhamento dos jovens no pátio mexeram com seu coração. Mas a certeza de que queria seguir o caminho da vida religiosa consagrada aconteceu em 2018, durante um evento de Animação Missionária Juvenil (AMJ), realizado na cidade de Ascurra (SC). A partir daí, Leonardo iniciou seu projeto de acompanhamento vocacional, foi jovem aprendiz na Pastoral Escolar do IMA e não parou mais.
Em visita à nossa escola, o ex-aluno compartilhou a intensa emoção que sentiu ao vivenciar sua Primeira Profissão Religiosa e receber das mãos do Reitor-Mor e Cardeal Ángel Fernández Artime, a medalha de Dom Bosco. Confira os detalhes dessa bela história inspiradora:
Comunicação IMA: Após se formar no IMA, em 2020, quais foram seus primeiros passos na vida religiosa?
Leonardo: Morei em Curitiba, em 2021, local onde fiz a experiência do Aspirantado. Este é o momento em que o jovem que quer ser religioso aspira à vocação Salesiana. Nesta fase, conhecemos mais sobre a vida religiosa consagrada e, especificamente, a vida Salesiana.
Em 2022, fui para o Pré-noviciado, na cidade de São Carlos, na Inspetoria de São Paulo. Nesta etapa, o jovem tem a oportunidade de se conhecer melhor, de olhar para dentro de si e enxergar como Deus agiu na sua vida até aquele momento, guiando sua história até chegar à vida religiosa consagrada.
No início de 2023 até agora, morei em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, local em que fiz o Noviciado. Essa é uma etapa naturalmente mais fechada, mais reclusa, na qual o candidato à vida consagrada religiosa Salesiana tem uma oportunidade de fazer uma experiência de Deus mais profunda. Vivenciamos e estudamos as Constituições Salesianas que são a nossa base, aprofundamos o conhecimento sobre a vida de Dom Bosco e nos apaixonamos ainda mais pela missão do Fundador da nossa Congregação.
Comunicação IMA: O que a Primeira Profissão Religiosa significa na sua vida?
Leonardo: É confirmar e afirmar esse desejo de viver com Jesus do jeito de Dom Bosco. Durante a missa, a única coisa que passava na minha cabeça era como eu estava feliz por continuar sendo de Dom Bosco. Ainda mais tendo a presença do Reitor-Mor, que é o décimo sucessor de Dom Bosco, que representa Dom Bosco entre nós, eu pude sentir um pouco do mesmo sentimento que os primeiros Salesianos tinham quando Dom Bosco chegava. Foi uma emoção tremenda, eu me arrepio só de lembrar!
Comunicação IMA: Quantos fizeram a Primeira Profissão Religiosa junto contigo?
Leonardo: Ao total foram dez, sendo que dois jovens presentes renovaram seus votos. Eu era o único da região Sul do Brasil.
Comunicação IMA: O que vai acontecer na sua vida a partir de agora?
Leonardo: Agora irei para Lorena (SP) iniciar a formação em Filosofia, etapa que a gente chama de Pós-noviciado. Trata-se de um estudo mais intelectual, que dura três anos, em que além de estudar, aprofundamos as próprias raízes dentro da vida religiosa consagrada. Depois disso, vem a fase do Tirocínio, em que somos enviados para uma Casa Salesiana para colocar em prática tudo aquilo que vimos na teoria até o presente momento. Pode ser numa escola, obra social, paróquia ou casa de formação, onde teremos a oportunidade de viver com mais profundidade e integração a formação Salesiana e a experiência pastoral. Depois, para quem quer seguir o Sacerdócio, que é o meu caso, são mais quatro anos de estudo em Teologia.
Comunicação IMA: O tema da Estreia deste ano, abordado pelo Reitor-Mor na cerimônia que você vivenciou, é o sonho de Dom Bosco. E qual é o sonho do Leonardo?
Leonardo: Olha, o meu sonho é ser sempre mais um dos jovens cuidados por Dom Bosco, para que eu possa cuidar de outros jovens. Durante a missa, o Reitor-Mor falou, na homilia, que Jesus chamou alguns para que ficassem com ele. Sinto que ser Salesiano é isso. É se tornar alguém que quer ficar com Jesus do jeito de Dom Bosco e prestar meu auxílio, através do exemplo e da prática, inspirando outros jovens a também escolherem ficar com Jesus e ficar com Dom Bosco.