De 11 a 14 de abril, o Colégio Auxiliadora, localizado em Campos Novos (SC), cidade conhecida como o “Celeiro Catarinense”, teve a honra de receber Irmã Paola Battagliola, Conselheira Visitadora, vinda de Roma para conhecer as presenças da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).
Desde a chegada de Irmã Paola, todos puderam sentir a alegria e a motivação transmitidas através de suas expressões e palavras. A acolhida inicial foi realizada no hall de entrada da escola, junto à imagem de Madre Mazzarello. Os líderes das turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio prepararam uma mensagem de boas-vindas seguida de uma oração, colocando toda a visita sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora.
À noite, o primeiro encontro com a comunidade educativo-pastoral foi realizado junto aos educadores e colaboradores da escola, trazendo a temática fundamental da fé. Partindo do Evangelho de São João, em que Tomé precisa ver para crer, os educadores refletiram sobre a centralidade da fé em Jesus Cristo, e também sobre a necessidade de acreditar no projeto dos fundadores do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Dom Bosco e Madre Mazzarello. Acreditar na educação e acreditar que a educação é obra do coração.
Na manhã do dia 12, um “Bom-Dia” especial foi realizado com as turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, no qual foi refletido sobre a vida e iluminação cristã de Dom Bosco. A terceira série do Ensino Médio ficou responsável por conduzir o “Bom-Dia”, no qual foi apresentado o “Sonho dos 9 anos de Dom Bosco”, preparado pelo grupo de teatro da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
Em seguida, foram apresentadas cenas vivenciadas no dia-a-dia – “Fazendo o Bem” – preparadas pelas turmas do 6º e 7º anos. A oração foi conduzida pelos líderes do grupo da AJS com muita animação, para que Nossa Senhora Auxiliadora tenha sempre o espaço que lhe cabe: Mãe e Rainha. A música foi um dos pilares centrais do “Bom-Dia”, por meio do grupo musical da AJS. Ao final, Irmã Paola trouxe palavras próprias para a juventude, instigando os presentes a pensarem sobre os seus sonhos, o que deixou todos maravilhados e emocionados.
Durante a manhã ainda, as equipes de gestão e pedagógica-pastoral foram agraciadas com palavras sensíveis, orientadoras e motivadoras de Irmã Paola, que fortaleceram o vínculo e compromisso de animar, preservar e manter vivo o Carisma Salesiano, que é o diferencial do Auxiliadora, e dá forças para formar crianças e jovens preparados para o presente e futuro.
Já no “Boa-Tarde”, foi trazida a temática sobre a cofundadora, Madre Mazzarello, e também a celebração dos 70 anos do Colégio Auxiliadora. As turmas do 4º ano envolveram-se para apresentar um teatro inspirado em “Madre Mazzarello e as crianças”. Todos participaram intensamente com a música “Eu tenho um amigo que me ama”. Neste momento, Irmã Paola pode interagir com as crianças por meio de historinhas e músicas. No final, após a oração, os três grupos da Infância Missionária (IAM) realizaram o encerramento do “Boa-Tarde”, convidando Irmã Paola a cantar o Hino da IAM.
Foi um encontro riquíssimo que motivou a comunidade educativo-pastoral a continuar com empenho sua missão de evangelizar educando e educar evangelizando. Após uma visita tão alegre e especial, o Colégio Auxiliadora mal pode esperar pelo reencontro e por uma próxima visita.