Nos dias 8 e 9 de abril, na Salesianas Eventos e Hospedagem, em Porto Alegre (RS), aconteceu o encontro das equipes gestoras de seis escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP): Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana – RS), Instituto Maria Auxiliadora (Rio do Sul – SC), Colégio Auxiliadora (Campos Novos – SC), Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Cambé – PR), Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Lins – SP) e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Campo Grande – MS).
O encontro, que reuniu 32 participantes, teve por objetivo a apresentação dos trabalhos finais referentes à revisão do Planejamento Estratégico (PE) das Escolas e nova projeção para o período 2025-2030.
A coordenação do encontro ficou sob responsabilidade da equipe de suporte e gestão – Irmã Lucia Jacinta Finassi, Antenor de Conto e Patricia Michelin –, e foi acompanhado por Irmã Ivone Ranghetti, vice-inspetora da BAP.
O primeiro dia teve início com a Celebração Eucarística, na capela da casa, presidida pelo Salesiano Padre Leandro B. Pinheiro, que ajudou o grupo a aprofundar o Evangelho do dia (João 8,21-30). «Para curar os sofrimentos é necessário olhar para eles com realismo e coragem», salientou o celebrante.
Já no Salão Dom Bosco, os trabalhos do dia tiveram início com a mensagem de Irmã Ivone Ranghetti que partilhou um pouco sobre a experiência vivida durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024. A vice-inspetora falou do espaço físico – do Salão Dom Bosco – dizendo que durante as enchentes aquele lugar ficou abarrotado de doações e de remédios para socorrer os abrigados. Concluiu sua partilha com um vídeo, convidando cada um a “ser parte da caixinha de remédios de alguém”.
Em seguida, cada equipe gestora teve um tempo para apresentar detalhes relevantes do processo de avaliação do PE vivido em sua Unidade, e para responder às considerações e perguntas do grupo.
O segundo dia do encontro teve início com uma oração-reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2025, conduzida por Irmã Márcia Koffermann. Em seguida, Irmã Lucia Jacinta conduziu a apresentação das Estratégias da Rede de Escolas – BAP.
Na metade da manhã, Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, se conectou por meio de uma videoconferência e deixou uma mensagem de encorajamento e de entusiasmo ao grupo, agradecendo o que cada um faz pelo bem da educação e evangelização de crianças e adolescentes.
Insistiu quanto à formação integral dos estudantes, para que cresçam não só no aspecto acadêmico, mas também nos valores, que precisam ser assumidos e defendidos: formação aos valores e também à ética.
«A missão de vocês é missão e vocação também. É uma missão que é liderança transformadora, marcada pela sensibilidade, pelo discernimento e por uma forte espiritualidade. Nossa espiritualidade é a da alegria e da esperança […]», disse Irmã Alaíde.
Mais adiante, a Inspetora falou sobre inovação e sustentabilidade. «A busca constante por inovação demonstra o compromisso de transformar as escolas salesianas em espaços humanistas, em espaços inteligentes, em espaços inovadores, o que reforça a identidade carismática e garante a excelência na aprendizagem e a sustentabilidade institucional».
Após o encontro com Irmã Alaíde, a programação continuou com reflexões, partilhas e orientações sobre questões pedagógicas e administrativas.
Houve também a participação online de Julia Pinheiro Andrade, Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica, que está acompanhando as escolas em relação às metodologias ativas, uma abordagem inovadora que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.
Segundo Silvia, diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande (MS), «estes dias têm sido bem interessantes para nós, diretores, para as equipes dos colégios, porque nós estamos aqui apresentando os Planejamentos Estratégicos das Unidades, os planejamentos locais e, juntos, estamos discutindo o Planejamento Estratégico das nossas seis escolas. Isto traz para nós um alinhamento maior e também nos fortalece enquanto escolas. […] Acredito muito neste trabalho coletivo, porque fortalece a nossa Unidade e a nossa força enquanto Rede».
Para Anderson, administrador do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé (PR), o encontro «foi muito bom, muito proveitoso, assuntos importantíssimos, uma equipe maravilhosa de se trabalhar, e muitos desafios». Anderson destacou os desafios de terem passado por um «Planejamento Estratégico de 10 anos e agora este de cinco anos». Tudo permeado de «muito entusiasmo e de esperança, porque tudo vai dar certo!».
Para Kátia, diretora do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Lins (SP), «vivenciar a troca de experiências é muito enriquecedor porque traz para nós uma perspectiva de um futuro planejado, um futuro pensado, sem esquecer do presente e do dia a dia. Traz para nós uma grande esperança de fazer um trabalho […] pensado estrategicamente».
«Esse encontro […] nos auxilia enquanto comunidade educativa a pensar ações que tenham por trás delas uma estratégia. Qual objetivo? A continuidade do carisma nas nossas realidades de forma que possamos efetivamente atingir a nossa missão como educadores salesianos», concluiu Adriana, diretora do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS).
Para Karine, vice-diretora do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul (SC), «esses dois dias estão sendo muito intensos, de muito trabalho, mas também de muita partilha. Estamos reunidos para debater, conversar, trocar ideias e crescer juntos no Planejamento Estratégico de cada escola». Segundo Karine, «esses momentos de partilha são fundamentais para o nosso crescimento em Rede, e para o nosso fortalecimento como escola».
Para Jane, coordenadora pedagógica do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), a participação no encontro, é «fundamental e essencial, tanto em nível local, quanto num trabalho conjunto de equipe, em nível de Inspetoria. A partilha nos ajuda a vislumbrar mais propósitos. A troca de impressões, de realidades, nos leva a ampliar o olhar, a crescer, a vislumbrar novos objetivos, novas linhas de ação, e a sistematização disso localmente é um processo necessário, no sentido de ajustar os processos posteriores e colocá-los em ação efetivamente».
Fotos: Flickr
