Atualizar o Planejamento Estratégico da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP/BAP) foi o principal objetivo do encontro realizado nos dias 06 e 07 de agosto, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), localizada na capital de São Paulo.
O grande evento reuniu aproximadamente 35 participantes, contando com ilustres presenças: Irmã Alaíde Deretti (Inspetora da BAP); Irmã Jacinta Finassi (Coordenadora Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e Diretora Secretária da AEISSP); Irmã Maike Loes (Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e Coordenadora Inspetorial de Comunicação); Irmã Estelamar de Oliveira (Ecônoma Inspetorial); Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (Diretora Presidente da AEISSP e Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil); Irmã Dorcelina Rampi (Diretora Tesoureira da AEISSP); Irmãs Coordenadoras da Pastoral, Direções e Gerentes/Supervisores Administrativos das 9 Escolas Salesianas da Mantenedora de São Paulo; Equipe da AEISSP; Equipe da Assessoria Apoio Estratégico.
Na abertura, Ir. Alaíde Deretti acolheu afetuosamente a todos, desejando que o encontro fosse empenhativo e feliz. Destacou que o ato de revisitar o Planejamento Estratégico abre os olhos para um horizonte de esperança, considerando-a como uma força ativa para um futuro profundo e promissor. Além disso, inspira-nos a agir em sinergia e sinodalidade, em um mundo que precisa de pessoas de esperança, que caminham decididas a buscar novas estratégias e percorrer novas estradas. Inspirada na sabedoria de Papa Francisco e no tema da “Estreia” para 2025 – “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens” – Ir. Alaíde evidenciou que para caminharmos com ousadia e para sermos peregrinos da esperança é preciso coragem, mantendo uma visão positiva do futuro. Lembrou que novas oportunidades são sinais dos valores do carisma salesiano, presente nos 5 continentes. Por isso, temos raízes que vêm de todas as direções e somos convocados a sermos profetas, continuadores e sonhadores como Dom Bosco e Madre Mazzarello. Evidenciou as perguntas norteadoras da programação do Planejamento Estratégico: “Quem somos? Onde estamos? Para onde queremos ir?”, orientando a importância de direcionar o olhar para o horizonte e o coração para metas grandes. Agir com sabedoria e discernimento, acertar os passos, abrir portas para novas possibilidades (vivenciando do desconforto da ousadia), alcançar metas com coragem, guiar-nos pela luz da esperança, vislumbrar um futuro positivo no presente e reconhecer coisas boas foram ações propositivas que Ir. Alaíde apresentou aos participantes, contemplando uma perspectiva carismática. Convidou cada participante a ser uma “presença que faz a diferença”, que vive de forma plena, pois cada passo conta e cada conquista é uma vitória. Confiante, pronunciou: “Juntos, seremos verdadeiros peregrinos de esperança. Naveguemos pelos desafios com resiliência e alegria, para que tenhamos um futuro brilhante, compartilhado e significativo.”
Em seguida, Ir. Teresa Cristina conduziu um momento teológico-artístico de acolhida e oração, com a contribuição da Gestora Pedagógica Meily narrando a história interativa “As cores do jardineiro”. Em harmonia, todos cantaram emocionantes e significativas canções: Ivo Mozart & Rey Vercosa – Vibração, A Cor de Deus – Clipe Oficial Sérgio Castro e também criaram e expressaram “gritos de paz” representando as cores, além de um “grito de paz” coletivo.
Ir. Dorcelina oportunizou que todos os profissionais presentes relembrassem e refletissem sobre a pergunta norteadora “Quem somos?”, evidenciando a Pedagogia do Cuidado assumida na missão carismática de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Historicamente, resgatou a trajetória da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), especificamente da unificação das Inspetorias no Brasil, e também da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), pertencente à BAP. Relembrou que a missão dessa instituição, composta pelas 9 escolas FMA’s de São Paulo é: “Educar evangelizando e evangelizar educando, na ótica do Sistema Preventivo, formando bons cristãos e honestos cidadãos”. Recordou também o seu organograma circular, que propõe uma relação dialógica entre os setores e serviços da Mantenedora com as escolas salesianas de SP e com a BAP.
Para tratar da questão fundamental “Como estamos?” alinhada ao objetivo do encontro, Ivan da Cunha (Assessoria Apoio Estratégico), situou os participantes que o triênio para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico Global e Local atualizado é de 2025 a 2027. Trouxe o ensinamento do futurista norte-americano Alvin Toffler para instigar as lideranças educacionais presentes sobre a necessidade de terem estratégias para o futuro: “Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém”. Após recordar os conceitos de “Missão, Visão e Valores”, Ivan da Cunha facilitou os grupos para a atualização dos Valores do Planejamento Estratégico da AEISSP.
Em consonância com as reflexões sobre a atualização do Planejamento Estratégico da AEISSP e também da pergunta “Como estamos?”, Ir. Jacinta percorreu e apresentou a relevante trajetória dos cinco Encontros da ESA (Escola Salesiana América), realizados em Cumbayá (1994), Cumbayá II (2001), ESA III (Brasília, 2008), ESA IV (Medellín/Colômbia, 2017) e ESA V (Guadalajara/México, 2024). Destacou os temas abordados em cada um deles e também evidenciou o “Modelo de Significatividade Salesiana na Escola” construído durante o ESA V, em conexão com os “Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional”, proposto no Caderno 6 do Currículo da Rede Salesiana Brasil.
Criativamente, a Equipe da AEISSP apresentou os principais desafios e conquistas vivenciados pelas escolas, por meio de uma “Linha do Tempo” do período de 2018 até 2024. Inspiradas nos filmes “Divertida Mente” (Disney, 2015) e Divertida Mente 2” (Disney, 2024), Ir. Teresa Cristina, Meily Cassemiro, Stefanny de Souza (Gestora Administrativa) e Andrea Pereira (Assessora de Comunicação) contextualizaram as ações dos setores Pastoral-Pedagógico, Administrativo-Financeiro e Comunicação/Marketing com as emoções e com os tempos Chronos, Kairós e Aion, além de circularem os afetos das lideranças educacionais presentes, resgatando reminiscências e despertando lembranças, relacionando-as com cada sentimento e colorindo sua própria “Linha do Tempo” a partir das seguintes emoções/cores: Alegria (amarela), Tristeza (azul), Raiva (vermelha), Nojinho (verde), Medo (roxa), Ansiedade (laranja), Vergonha (rosa), Tédio (cinza), Inveja (verde água) e Nostalgia (marrom). Após esse momento memorável, os participantes presentes tiveram a oportunidade de compartilhar as suas próprias “Linha do Tempo das Emoções”.
Dando continuidade e revisando o Planejamento Estratégico da Mantenedora das escolas salesianas de SP, Ivan da Cunha retomou o conceito de “Visão”, explicando que ela deve revelar a aspiração e a inspiração da instituição. Em grupos, as lideranças se organizaram novamente e se dedicaram na (re)elaboração da “Visão” da AEISP.
Em clima harmonioso e com muita alegria, o dia foi finalizado com a celebração dos 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Encenada ao som da música “Gratidão” (Rafa Gomes e Pe. Reginaldo Manzotti), a homenagem contou com a atuação das lideranças educacionais que demonstraram seus sinceros agradecimentos por meio de significativas palavras que floresceram de um álbum de fotos que contavam as centenárias histórias das Comunidades Educativas Salesianas de São Paulo. Para enriquecer ainda mais esse emocionante momento, Meily declamou o poema “A idade para ser feliz”, do poeta Mário Quintana Boletim Salesiano – A idade de ser feliz, para agradecer o legado de cada Irmã Salesiana, por ser exemplo vivo de amor, dedicação, entrega, competência, entusiasmo e tantas outras virtudes. A união fraterna do dia se concretizou em um jantar surpresa!
No segundo dia, as atividades seguiram dinamizadas por Ivan da Cunha, que propôs a retomada e a atualização da “Visão” do Planejamento Estratégico da AEISSP. Em grupos, após sistematizaram as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças utilizando a Análise SWOT, as lideranças educacionais (re)elaboraram os objetivos.
A Campanha de Matrículas 2025 também foi um importante assunto contemplado na programação do encontro, explanado em detalhes por Andréa Pereira. Em seguida, Ir. Teresa Cristina apresentou em primeira mão a proposta do Mascote “Grigio” (cinzento), o cachorro que era “anjo da guarda” de Dom Bosco e que o acompanhou por mais de 30 anos, protegendo-os dos perigos.
Para fechar com chave-de-ouro o encontro, Ir. Dorcelina conduziu o momento das ressonâncias e da avaliação dos dois dias de atualização do Planejamento Estratégico da AEISSP. De modo prático e objetivo, solicitou que as lideranças educacionais presentes se expressassem espontaneamente. Assim o fizeram, a partir das seguintes frases seguidas de suas respostas, em destaque:
“Revi e foi bom, porque havia me esquecido…”: “tanta superação; crescemos humanamente; sistematizamos o nosso trabalho; somos união; juntos somos mais fortes; somos criativos; somos persistentes; fizemos história; assumimos para valer; somos perseverantes; foi um trabalho feito com leveza; competências em desenvolvimento e coragem!”.
“Um aprendizado que me ajuda a…”: “superar obstáculos; crescer profissionalmente; fortalecer a caminhada compartilhada; valorizar a gestão participativa; aprofundar o carisma salesiano; rever práticas; força do grupo; planejar, acompanhar e compartilhar; continuidade e envolvimento da Comunidade Educativo-Pastoral.
“Esse dia me ajudou a entender que sem estratégia qualquer caminho serve e ressalto isso… que me ajudou a compreender”: “revisitar a teoria e se ela acontece na prática; a potência que somos; ressignificar a estratégia de mudança; fazemos parte de um sonho; caminho a alcançar; não ficar na zona de conforto; acreditar na nossa proposta; empoderar-se do projeto comum.
“Levo comigo”: “força do grupo; gratidão ao que foi e ao que virá; perseverança; abertura ao novo; aprimorar e fortalecer os processos; honrar a confiança das FMA’s e levar aos leigos esse legado; gratidão aos leigos; trabalhar as vocações; animar os jovens; esperança; fazer o caminho.
A oração de “envio” confirmou a relevância de acolher os sentimentos das lideranças educacionais da AEISSP na (re)construção do Planejamento Estratégico, contribuindo com o seu efetivo desenvolvimento nos próximos três anos em cada Comunidade Educativo-Pastoral. Afinal, “sentir o que Jesus sentia” (Amar Como Jesus Amou) é a maior emoção que deve circular nas próximas ações a serem concretizadas pelas escolas salesianas da AEISSP/BAP.