No Centro de Educação Infantil – CEI Pingo de Gente, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), as educadoras se esmeram para que os bebês se desenvolvam dia após dia e cresçam de forma integrada, proporcionando atividades e processos que garantam o desenvolvimento físico, cognitivo, psicossocial e também espiritual. E tudo isso em parceria com as famílias!
Eis o depoimento da educadora Aline, a respeito da reunião de pais e responsáveis da turma do Minigrupo I-A: «Iniciamos com a dinâmica do olhar, entrega de relatórios do primeiro semestre e uma vivência com os elementos da natureza. Ver a interação dos pais/responsáveis reforça a importância da parceria entre a família e a Unidade Educacional, fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Durante a reunião pude compartilhar um pouco do trabalho realizado ao longo do semestre, as exposições das vivências são planejadas para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de nossos pequenos. As vivências e vídeos que puderam ver são fruto de um trabalho dedicado e contínuo, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente estimulante e acolhedor para as crianças».
E aqui vai, o depoimento da educadora Lilian que compartilha uma significativa experiência de aprendizagem do Minigrupo I B: «Em um dia ensolarado, as crianças do Minigrupo I B foram surpreendidos com a obra, produção artística e releitura do artista Emanoel Alves de Araújo». As crianças foram convidadas «para se sentar em roda, foi falado sobre quem ele é e sua importância: Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação, Bahia 1940 – São Paulo 2022). Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador, museólogo. Por meio de cores fortes, texturas e ênfase nas formas geométricas, Emanoel Araújo explora a presença da herança africana na cultura brasileira».
A professora montou cavaletes feitos de papelão, anexou uma folha, disponibilizou tinta e pincel, e as crianças fizeram a releitura da obra “Fenda preta” como inspiração. As crianças se sentaram umas de frente para as outras e começaram a pintar a partir da obra que foi exposta. «Nesta vivência apresentamos um pouco sobre nosso projeto raças e etnias – Raízes sem racismo: construindo pontes, não muros. As crianças precisam ser e sentir-se respeitadas, acolhidas, independente de crença e etnia, ou religião, e desde muito cedo precisam aprender a conviver com a diversidade não somente no ambiente escolar, mas no seu dia a dia, no ambiente familiar, ou seja, constantemente em nossa unidade».