No dia 17 de outubro, aconteceu um encontro especial entre a Casa Betânia, obra social de Guaratinguetá (SP), e o Instituto São José (ISJ), colégio de São José dos Campos (SP). Crianças e adolescentes de ambas as Instituições tiveram um dia de festa, marcado por alegria, aprendizado e muita solidariedade.
A Casa Betânia ofereceu as refeições do dia, e o Instituto São José contribuiu com um futebol de sabão, além de muitas doações de alimentos que foram recolhidos ao longo de meses no colégio. A diversão ficou garantida com atividades como “cabelo maluco” e pintura de rosto, que surpreenderam positivamente os alunos do ISJ.
O encontro proporcionou uma rica troca de convivência entre realidades diferentes, mostrando na prática os valores salesianos ensinados por Dom Bosco e Madre Mazzarello. Crianças e adolescentes se acolheram reciprocamente como parte de uma única família salesiana. A união, nascida da solidariedade e do respeito mútuo, reforçou o carisma salesiano que é trabalhado diariamente nas casas salesianas: formar cidadãos honestos e cristãos de bem.
Na parte da manhã, os adolescentes do ISJ passaram um momento especial com as crianças da Casa Betânia, agindo como “irmãos mais velhos” e incentivando-as a sonhar e acreditar no futuro. Heitor, um dos alunos do Instituto São José, deu um emocionante testemunho ao final, dizendo às crianças para «não deixarem de sonhar». Juntos, cantaram a música “A Casa Sobre a Rocha”, inspirada em uma parábola de Jesus, encerrando a manhã com um forte espírito de união.
À tarde, foi a vez dos adolescentes das duas instituições interagirem. A troca de experiências entre jovens da mesma faixa etária foi um momento significativo, promovendo a criação de vínculos e fortalecendo a reflexão sobre o que significa ser parte de um carisma comum. O simbolismo do momento por si só levava muitos a uma reflexão: “Somos de cidades e instituições diferentes, mas todos unidos pelo mesmo carisma”. A convivência foi finalizada com uma leitura de agradecimento da Casa Betânia ao Instituto São José, destacando a importância dessa parceria.
Veja alguns depoimentos que ilustram essa experiência inesquecível:
Heitor, aluno do Instituto São José: «Para mim o dia de convivência com a Casa Betânia foi muito divertido. Todas as crianças e jovens participaram muito bem das nossas propostas e também foram muito receptivos conosco, alunos do Instituto. Acho que as outras atividades, como pintura de rosto e “cabelo maluco”, superaram minhas expectativas, pois achei que as pessoas não iriam gostar de participar dessas atividades. Confesso que estava um pouco nervoso, porque sabia que eu seria responsável por fazer o “Bom-dia” e o “Boa-tarde”, e como era minha primeira vez fazendo isso, tive medo de errar. No entanto, tudo correu bem, e todos gostaram da forma como eu me apresentei, o que me deixou mais confortável.»
Mariana, aluna do Instituto São José: «Tive a experiência de participar de um dia de muito aprendizado na Casa Betânia. Senti muita gratidão por cada instante que passamos juntos. Quero agradecer a todos que nos acolheram e fizeram esse dia ser tão especial!»
Ivana, mãe voluntária do grupo “Mamãe Margarida”: «Foi minha primeira vez como mamãe Margarida, e que experiência incrível! Primeiramente, uma recepção maravilhosa de todos. Conheci o trabalho que eles realizam com as crianças por meio da horta: plantar, colher e se alimentar, com a orientação da Irmã. Fomos para oferecer e recebemos muito mais. Fomos acolhidos com carinho, especialmente durante as refeições… Que bolo maravilhoso! E o almoço, então? Dava para sentir todo o amor envolvido. E o que dizer das crianças e adolescentes? Acolhedores e muito educados! Parabéns a todos os envolvidos pelo belo trabalho da Casa Betânia!»
O dia foi encerrado com a leitura de uma carta emocionante escrita pela Casa Betânia, que reforçou o espírito de unidade e agradecimento:
«Queridos amigos do Instituto São José: alunos, alunas, mães, membros da pastoral juvenil!
Queremos agradecer essa visita que reforça a unidade no carisma salesiano, o ‘apadrinhamento’ de duas obras inspiradas por ele… Que essa escolha de nos encontrarmos seja como a visita de Jesus à Casa Betânia, onde Ele disse a Maria: “uma só coisa é necessária”. Hoje, sentimos que essa coisa necessária foi acolher vocês com muito carinho. Agradecemos profundamente todo o amor e os presentes que trouxeram, e esperamos que vocês continuem inspirados pelas palavras de Dom Bosco: “Eu por vocês estudo, por vocês trabalho, por vocês estou disposto inclusive a dar a vida”. Sejam sempre bem-vindos à Casa Betânia».
Este encontro entre as duas instituições exemplifica o que significa viver o carisma salesiano: um compromisso com a educação integral, a fraternidade e a solidariedade. Um gesto simples, mas que tem o poder de transformar vidas.