O Colégio do Carmo, de Guaratinguetá/SP, escola da Rede Salesiana Brasil, inaugurou no último dia 16 de março, o “Espaço Maker-STEAM”. Um ambiente totalmente voltado para a criatividade, colaboratividade e pensando na educação como um processo dinâmico e especial.
Um espaço colorido, com 3 ambientes distintos, que proporcionam o trabalho em equipe, a formação, a troca de informações, o trabalho manual com experiências e outras situações de aprendizagem.
A inauguração aconteceu no contexto da comemoração dos 130 anos da presença das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, sendo Guaratinguetá o primeiro destino das Irmãs, reafirmando assim o compromisso de uma instituição que é tradicional, mas que alia ao seu currículo questões atuais e tecnológicas, como a robótica, a cultura Maker-STEAM, a Educomunicação e muitas outras metodologias.
Mas, o que é o “Movimento Maker”?
Podemos dizer que ele é uma evolução do conhecido “faça você mesmo” (do inglês – DIY – Do It Yourself), englobando também elementos da tecnologia. O movimento maker também tem como objetivo estimular as pessoas a criarem, modificarem, consertarem ou modificarem itens do cotidiano, ao invés de simplesmente descartarem os mesmos, ou seja, levando em conta também o cuidado com a terra e a natureza – a nossa Casa Comum.
E o “STEAM”?
STEAM é uma sigla, formando um acrônimo em inglês das áreas para os quais o ambiente e a metodologia são voltados: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Math (Matemática). Podemos dizer que a metodologia é dividida em 5 etapas, que são: Investigar, Descobrir, Conectar, Criar e Refletir.
Com este novo espaço, os estudantes do Colégio irão realizar diversos momentos criativos, formativos e importantes para o seu desenvolvimento!
Confira algumas fotos do espaço, além de atividades que estão sendo realizadas no mesmo.
Também temos um vídeo apresentando o Espaço Maker-STEAM, disponível AQUI.
Fonte: Comunicação Colégio do Carmo