Em uma manhã marcada pela emoção e pela presença viva da fé, o Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP), recebeu as relíquias do Beato Carlo Acutis — o jovem que fez da Eucaristia seu “autêntico caminho para o céu”. A visita, realizada no dia 9 de abril, mobilizou toda a comunidade escolar em um encontro de espiritualidade, reflexão e aprendizagem, especialmente entre os estudantes.
A acolhida às relíquias contou com a presença do padre Fábio Vieira — responsável por conduzir a peregrinação pelo Brasil — e do padre Josirlei Silva, pároco da Paróquia Santa Ângela, localizada no Jardim Irajá. Eles foram recebidos por representantes do Ensino Médio que, caracterizados, deram vida a figuras marcantes da identidade salesiana: Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazzarello e Laura Vicuña. Em seguida, as crianças da Educação Infantil encheram o ambiente de ternura e alegria ao dar boas-vindas com balões coloridos.
No Pátio da Cantina, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ao Ensino Médio participaram de um momento de escuta e reflexão. Padre Fábio emocionou a comunidade escolar ao falar sobre o testemunho de vida de Carlo Acutis, destacando sua profunda fé desde a infância, seu amor pela Eucaristia e a influência positiva que ainda exerce sobre os jovens. Ele também abordou o processo de beatificação e a expectativa pela canonização, marcada para o dia 27 de abril.
Para Luciana Orsini, diretora do Colégio Auxiliadora, a visita representou um momento de grande significado espiritual para toda a comunidade educativa-pastoral. “Receber as relíquias do Beato Carlo Acutis é uma bênção que fortalece nossa missão educativa. Ele é um exemplo contemporâneo de santidade — um jovem do nosso tempo que nos inspira a viver uma fé autêntica, alegre e comprometida”, disse.
Irmã Denise Salvador, Diretora da Comunidade Religiosa do colégio, também destacou a importância dessa vivência. “Para nós, Irmãs Salesianas, foi um presente especial receber esse sinal vivo da juventude que inspira e testemunha, para os nossos jovens, que a santidade é possível também nos dias de hoje. Sentimos uma imensa gratidão por fazer parte deste itinerário de fé, marcado pela visita de suas relíquias. Que a cada dia cresçamos no amor por Jesus e que o infinito seja sempre a nossa meta”, destacou.
Corações unidos em oração
O momento culminante da visita foi a exposição das relíquias na Capela do colégio. Em um ambiente de recolhimento e oração, irmãs, estudantes, colaboradores e membros da comunidade ribeirão-pretana reuniram-se para prestar sua homenagem e alimentar a fé. Foram, no total, três relíquias que puderam ser vistas pelo público: um fragmento do corpo de Carlo Acutis, considerado de primeiro grau, fios de cabelo e uma parte do cinto usado pelo jovem quando foi sepultado, relíquias consideradas de segundo grau.









