O mês de abril no Centro Comunitário Oscar Romero, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP), teve um início especial com a visita de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). A presença da Inspetora foi motivo de alegria e inspiração para todos, fortalecendo os laços da comunidade e reafirmando os valores Salesianos que norteiam o trabalho educativo e social da instituição.
Na visita, Irmã Alaíde enfatizou a celebração do triênio comemorativo pelos 150 anos da primeira Expedição Missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que tem como tema «É tempo de reavivar o fogo!». Esse tema foi trabalhado no CCA Santa Lúcia, onde crianças e adolescentes participaram de um momento especial de reflexão. Por meio de um vídeo e um diálogo interativo, discutiram sobre a importância de manter viva a chama interior que os impulsiona a agir com empatia, solidariedade e amor, contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna. «Com sua presença doce e acolhedora, Irmã Alaíde encantou a todos. Conversou carinhosamente com as crianças e adolescentes, partilhou bombons e recebeu calorosos abraços, deixando uma marca de ternura e proximidade», afirmou Viviane, coordenadora do CCA Santa Lúcia.
No Centro de Educação Infantil “Pingo de Gente”, a Inspetora visitou os bebês e as crianças, proporcionando um momento repleto de carinho e afeto. Sua presença simbolizou o cuidado e a dedicação que a instituição tem para com os pequeninos, reforçando a importância da educação desde a primeira infância.
Outro momento significativo da visita ocorreu com as equipes de trabalho do Centro Comunitário Oscar Romero. Reunidos em espaços de reflexão e partilha, os educadores reafirmaram seu compromisso com a missão educativa inspirada por Dom Bosco e Madre Mazzarello. Como material de apoio, foi utilizado o texto “Milho de Pipoca”, do autor Rubem Alves. Os participantes foram convidados a refletir sobre o que os transforma em “pipoca”, ou seja, o que os faz evoluir e crescer, evitando se tornarem “piruás” – aqueles que não chegam a se transformar. Além disso, foram estimulados a identificar as “lenhas” que mantêm vivo o fogo da missão educativa, garantindo que esse ardor jamais se apague.
A Inspetora também visitou o Centro para a Juventude que está em trâmite para se tornar mais um serviço do Centro Comunitário Oscar Romero, atendimento dedicado a jovens de 15 a 17 anos de idade. Durante a visita, Irmã Alaíde pôde conhecer o território e os ambientes que futuramente acolherão mais essa ação para os jovens, com os jovens e pelos jovens.
Encerrando o dia, houve um café especial com a coordenação das unidades de atendimento. Foi um momento de alegria, proximidade e troca de experiências sobre os avanços e desafios enfrentados na caminhada da Obra Social. Assim como ocorreu com os educadores, o texto “Milho de Pipoca” foi novamente utilizado como inspiração, mas com um enfoque diferente: além das “lenhas” que alimentam o fogo da missão, os coordenadores foram convidados a refletir sobre as “cinzas” que, em determinados momentos, podem ameaçar apagar esse fogo. A partir dessa reflexão, surgiram propostas para fortalecer ainda mais o trabalho e a unidade entre as equipes.
Por fim, Irmã Alaíde sugeriu a promoção de momentos de formação e lazer entre as unidades e suas equipes, visando estreitar laços, fortalecer a comunhão entre os profissionais e reforçar o espírito de unidade no trabalho desenvolvido pela Obra Social. «Sua visita, repleta de significado, deixou marcas profundas de entusiasmo, compromisso e renovação do carisma em todos os que fazem parte dessa grande família Salesiana», concluiu Viviane.













